Portal da Cidade Tucurui

BONS FRUTOS

Agricultor tem papel de destaque no fortalecimento da cadeia produtiva

Pará está no topo da produção nacional de cacau, abacaxi e açaí, além de ocupar a oitava posição na produção de banana

Publicado em 28/07/2021 às 03:26

Agricultura do Pará desempenha um papel muito importante na economia brasileira (Foto: Pedro Guerreiro)

Nesta quarta-feira (28) é comemorado o dia do agricultor. A data celebra a importância desses trabalhadores para o crescimento econômico do país e para a sociedade. No Pará, a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) tem cadastrado 5.912 agricultores que desenvolvem atividades na área vegetal.

A agricultura do Pará desempenha um papel muito importante na economia brasileira. O Pará está no topo da produção nacional de cacau, abacaxi e açaí, além de ocupar a oitava posição na produção de banana. Outras culturas, como a da soja, estão surgindo como grandes potenciais para o agronegócio paraense.

Para Jamir Macedo, diretor-geral da Adepará, o agricultor tem um papel fundamental para o desenvolvimento econômico, em todos os 144 municípios paraenses. “É um profissional responsável pelo manejo dos mais diversos tipos de plantação, desde a semeadura até a colheita. E a Agência atua em todas as etapas da sua produção, executando ações que visam promover e manter a sanidade dos produtos oriundos dessa atividade, contribuindo para o aumento da produção, consequentemente maior geração de emprego e renda para o nosso Estado”, explicou.

Mais da metade do cacau produzido no Brasil é paraense. Em 2020, a produção da fruta no Estado foi de 144.663 toneladas, o equivalente a 52% da produção nacional. A Adepará é responsável pelo planejamento e execução de atividades que promovam a sanidade e a qualidade da produção agrícola. Cerca de trinta mil produtores atuam com a cacauicultura no Estado, em 29 municípios. Medicilândia, Tucumã e Tomé-açu lideram o ranking de produção paraense.

Banana

Com 33.662 hectares de área plantada e uma produção de 381.248 toneladas ao ano, o Pará é o 8º produtor de banana no ranking nacional. 38,27% da produção paraense de banana é proveniente da Transamazônica. As principais variedades produzidas no Pará são: banana Prata (90% em Belém consome essa variedade), Mysore, Nanica, Comprida, Conquista, Branca (maçã) e a Inajá.

Abacaxi

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pará é o maior produtor de abacaxi do Brasil, com uma produção de 22.726 unidades por hectare. A fruta, cultivada em uma área de 18.779 hectares, tem sua produção acompanhada pelos técnicos Adepará, por meio do Programa Fitossanitário da Cultura do Abacaxi.

Os municípios de Floresta do Araguaia, Conceição do Araguaia, na região sudeste, e Salvaterra, no arquipélago do Marajó, são os maiores produtores.

Fonte:

Deixe seu comentário