Portal da Cidade Tucurui

Banpará-Bio

Alepa aprova projeto Banpará-Bio

Assembleia Legislativa do Pará aprova projeto de lei com linha de crédito para estimular a produtividade no campo e manter a floresta em pé.

Publicado em 03/09/2021 às 08:30

(Foto: Divulgação)

Alepa aprova projeto Banpará-Bio

Assembleia Legislativa do Pará aprova projeto de lei com linha de crédito para estimular a produtividade no campo e manter a floresta em pé.

Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou dia 31 de agosto, por unanimidade, o projeto de Lei 240 /2021 que institui o programa Banpará-Bio, do Governo do Estado. A linha de crédito tem como objetivo de estimular o aumento da produtividade no campo e manter a floresta em pé.

O programa é voltado para produtores rurais inscritos no Programa Territórios Sustentáveis, com o valor de financiamento de até R$ 100 mil, com o prazo de pagamento máximo de 12 anos e carência de até 48 meses. O Banco do Estado do Pará tem um limite de R$40 milhões para operar o Banpará-Bio.

“A aprovação por lei demonstra um compromisso do poder legislativo com a agenda do desenvolvimento de baixo carbono e com a agenda da sustentabilidade. Esse projeto vai garantir que os produtores paraenses e a bioeconomia tenham destaque nacionalmente”, ressaltou o secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), Raul Protázio.

O Territórios Sustentáveis, um dos eixos do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), é a estratégia estadual de transição para a economia de baixas emissões destinadas às áreas pressionadas pelo desmatamento. As ações do programa são desenvolvidas na PA-279, que interliga os municípios de Ourilândia do Norte, Tucumã, Água Azul do Norte e São Félix do Xingu. Nessa região, o Banpará já possui agência em todas as cidades.

Fonte: Agência Pará/Por Bruna Brabo (SEMAS)


Deixe seu comentário