Portal da Cidade Tucurui

Desapropriação

Decreto de Desapropriação das casas na vila residencial da Eletronorte

Segundo o Prefeito Alexandre Siqueira, a área desapropriada é de relevante interesse social para garantir a preservação do direito de moradia das famílias

Publicado em 17/03/2023 às 08:21
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade Tucuruí)

A Prefeitura de Tucuruí, publica o Decreto N° 010/2023 que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, a vila residencial da Eletronorte.


O Decreto Municipal N° 010/2023, datado de 27 de fevereiro de 2023, assinado pelo Prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, declara de Utilidade Pública, para fins de desapropriação, a Vila Residencial no entorno da usina Hidrelétrica de Tucuruí - Eletronorte, para fins de doação, regularização da propriedade, bem como regularização de áreas escolares, comerciais e demais áreas.


Prefeito de Tucuruí Alexandre Siqueira

Segundo o prefeito a área desapropriada é de relevante interesse social, existe imediata necessidade de intervenção da administração pública municipal para preservação do direito de moradia das famílias que lá estão, diante das ameaças iminentes de despejos e desocupações, bem como invasão da área.

Veja o decreto na íntegra

A Vila Residencial da Eletronorte, foi formada em função da construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, na época para moradia dos trabalhadores que vieram trabalhar na construção da usina.

A  situação hoje é completamente diferente, a vila residencial é formada por uma comunidade habitada por diversas famílias que residem em imóveis construídos em área de propriedade da Eletronorte, empresa estatal que é responsável pela geração e transmissão de energia elétrica, que tem uma grande responsabilidade social com a cidade de Tucuruí onde está localizada. 

Acontece que essas famílias ocupam os imóveis há anos, pagando aluguel para a Eletronorte, mas vivem em situação de insegurança jurídica, uma vez que não possuem títulos de propriedade que comprovem a sua posse. Com o objetivo de solucionar esse problema e garantir segurança jurídica para os moradores da Vila da Residencial da UHE Tucuruí, o prefeito Alexandre Siqueira assinou o decreto de desapropriação para fins de doação e regularização de propriedade das casas.

O moradores já se manifestaram diversas vezes buscando respostas e/ou resoluções sobre o assunto, inclusive noticiadas pelo Porta da Cidade Tucuruí:




Essa medida permite que o município desaproprie a área ocupada pelas famílias com as casas e a transfira para os moradores, por meio de doação, garantindo-lhes o direito de propriedade sobre os imóveis.

O decreto de desapropriação para fins de doação e regularização de propriedade das casas na Vila é uma importante medida para garantir o direito à moradia e a segurança jurídica para as famílias que vivem nessa comunidade.


Fique sempre por dentro das notícias no Portal da Cidade Tucuruí!


Fonte:

Receba as notícias de Tucuruí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário