Portal da Cidade Tucurui

IDEFLOR-BIO

Plano de Manejo do Mosaico Lago de Tucuruí assegura gestão ambiental e renda

Um documento que reúne e valoriza as diferentes formas de saber, tanto de caráter técnico-científico quanto o das comunidades locais.

Publicado em 26/06/2022 às 13:07

(Foto: Agência Pará)

Plano de Manejo do Mosaico Lago de Tucuruí assegura gestão ambiental e geração de renda


O Governo do Estado do Pará, por meio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio), entregou nesse sábado (25) o primeiro Plano de Manejo do Mosaico Lago de Tucuruí, no município de Tucuruí, no sudeste paraense.

O Mosaico é constituído por três Unidades de Conservação: a Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Tucuruí e as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Alcobaça e Pucuruí-Ararão, que abrangem os municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Nova Ipixuna, Itupiranga e Novo Repartimento.

O Plano de Manejo foi elaborado a partir de estudos da região de abrangência, pontuando os aspectos físico, biológico e social, realizado pelo Ideflor-Bio, por meio da gerência da Região Administrativa do Mosaico do Lago de Tucuruí (GRTUC).

O ato contou com a presença do governador, Helder Barbalho, que durante o evento parabenizou o Ideflor-Bio, pelo trabalho voltado à preservação e conservação do meio ambiente, com destaque para o Mosaico Lago de Tucuruí, que recebeu o primeiro Plano de Manejo, principal ferramenta para a gestão das Unidades de Conservação (UCs), assegurando o uso sustentável dos recursos naturais, e a proteção da diversidade biológica da região.

O plano - O Plano de manejo foi apresentado em três volumes: o primeiro com Aspectos Gerais do Mosaico e Diagnóstico; o segundo com Análise Integrada do Diagnóstico e Planejamento do Mosaico; e o terceiro, compreende a pesquisa para o desenvolvimento Sustentável da Pesca, além de Resumo Executivo e Cartilha, contendo informações técnicas com uma abordagem mais simples e de fácil compreensão. Durante o evento a presidente do Ideflor-Bio , Karla Bengtson, fez a entrega do Plano de Manejo em pendrive para os prefeitos dos municípios que compõem o Mosaico, ao presidente da colônia de pescadores de Tucuruí e às demais autoridades presentes. 

“Entregar um documento que reúne e valoriza as diferentes formas de saber, tanto de caráter técnico-científico quanto o das comunidades locais, que irá permitir à gestão adotar um planejamento estratégico, consistente para enfrentar os desafios da UC, é uma enorme felicidade para o Ideflor-Bio, o que reforça o nosso compromisso em consolidar uma gestão ambiental sólida na região”, disse Karla Bengtson, presidente da instituição. 

 “A conclusão e entrega do Plano de Manejo do Mosaico Lago de Tucuruí é um marco histórico na gestão ambiental desse espaço territorial tão importante para conservação e a manutenção da vida dos recursos naturais, principalmente da população que tem nesses recursos sua única fonte de emprego e renda”, destacou Mariana Bogéa, gerente do Mosaico Lago de Tucuruí/Ideflor-Bio.

Participaram da cerimônia a deputada federal, Elcione Barbalho, o presidente da Alepa, Francisco Melo (Chicão); deputado federal Paulo Bengtson; deputado federal Olival Marques; deputado federal Beto Faro; prefeito de Tucuruí Alexandre Siqueira; o prefeito de Goianésia do Pará Francisco Davi Leite Rocha; o prefeito de Jacundá Itonir Tavares; prefeito de Itupiranga Benjamin Tasca; prefeito de Breu Branco Flávio Mezzomo.



Fonte:

Deixe seu comentário