Portal da Cidade Tucurui

Parceria forte

PMT e IFPA: parceria fortalece iniciativas culturais e educacionais em Tucuruí

Museu Histórico 3D Inclusivo: Prefeitura Municipal de Tucuruí e IFPA Tucuruí estabelecem parceria para preservação do patrimônio histórico e cultural.

Publicado em 16/04/2024 às 09:07
Atualizado em

A Prefeitura Municipal de Tucuruí (PMT), através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), formalizou uma importante parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA) do Campus Tucuruí. O objetivo principal dessa colaboração é a realização do projeto "Museu Histórico 3D Inclusivo", que visa o levantamento e a preservação do patrimônio histórico material da cidade.

Em uma reunião produtiva entre as equipes da PMT e do IFPA, foram discutidas as etapas para o levantamento do patrimônio histórico de Tucuruí, incluindo a identificação de bens culturais que necessitam de tombamento. A expectativa é que, com essas informações em mãos, seja possível pleitear futuramente um convênio com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), visando a conservação e valorização do patrimônio cultural da região.


Além da parceria para o projeto Museu Histórico 3D Inclusivo, a PMT também estabeleceu uma colaboração com a banda Marcial do IFPA Tucuruí. Essa parceria promete fortalecer a cultura musical local, proporcionando mais oportunidades de formação e apresentação para os jovens talentos da cidade.


A iniciativa conjunta entre a Prefeitura Municipal de Tucuruí e o IFPA Tucuruí demonstra o compromisso das instituições com a valorização e preservação da história e cultura local. Através dessas parcerias, espera-se não apenas catalogar e conservar o patrimônio histórico e cultural de Tucuruí, mas também fomentar a educação, a arte e a cultura entre os moradores da cidade.

Com o apoio mútuo entre a PMT e o IFPA, a expectativa é que essas parcerias tragam benefícios duradouros para a comunidade de Tucuruí, fortalecendo a identidade cultural da cidade e promovendo o desenvolvimento socioeconômico e educacional da região.




🔍 Siga o @portaldacidadetucurui e fique por dentro das notícias!

Fonte:

Deixe seu comentário