Portal da Cidade Tucurui

Tucuruí

Policlínica de Tucuruí aborda sobre tratamento específico a crianças com TEA

É importante um plano de tratamento específico a cada criança voltado para sua necessidade por meio da elaboração do Projeto Terapêutico Singular.

Publicado em 21/03/2023 às 14:03
Atualizado em

(Foto: Ascom Policlinica Lago de Tucuruí)

O atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) se tornou prioridade da Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, desde agosto de 2022. E, assegurar que esses pacientes tenham um serviço humanizado e de qualidade é a principal proposta do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espetro do Autismo (NATEA) da unidade.

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Infância, celebrado nesta terça-feira (21), a psicóloga Roberta Pompeu, responsável técnica pelo Natea, ressalta a importância do atendimento a pessoas com essa condição e como funciona o serviço na Policlínica.


“Esse tipo de atendimento é diferenciado devido ao conjunto de propostas que são elaboradas. Nossos colaboradores são treinados para um perfil que valoriza a humanização, o acolhimento e o trabalho em equipe efetivamente consolidado. E, cada criança conta com um plano de tratamento específico para sua necessidade por meio da elaboração do Projeto Terapêutico Singular, dando uma retaguarda para que cada usuário possa ter sua necessidade atendida dentro das especificações de características próprias de vivências, bem como a respeito da variabilidade diagnóstica”, detalhou.

O Natea é um serviço especializado semi-intensivo, que conta com a atuação de uma pesquisa multiprofissional para avaliação e intervenção em crianças e adolescentes diagnosticados ou com suspeita de TEA. Atualmente, a Poli Lago de Tucuruí conta com 50 pacientes fixos.

“No atendimento feito na modalidade semi-intensiva, cada paciente deve cumprir a carga horária de dois atendimentos por semanas, passando pela equipe de especialistas a depender das necessidades de cada um deles, identificadas na triagem e avaliação, que são feitas com instrumentos avaliativos para retaguarda técnica-científica”, observou Roberta.

Direitos – No Brasil, as pessoas com autismo têm vários direitos garantidos por meio da Lei Berenice Piana (nº 12.764/12). Em relação à saúde, destaca-se a garantia do direito ao tratamento integral custeado pelo seu Plano de Saúde, atendimento prioritário, ou seja, não sendo necessário entrar em filas em estabelecimentos de saúde públicos ou privados, recebendo benefícios de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e isenção de medicamentos e tratamentos.

Acolhimento – Para diminuir o estresse durante o período de espera pela consulta e promover entretenimento aos pacientes com TEA, a unidade dispõe, em suas recepções, recursos audiovisuais para a exibição de programas infantis, materiais de desenho e pintura e, casualmente, atividades de recreação.


“Dar autonomia e uma melhor qualidade de vida para os nossos pacientes e acompanhantes é essencial. E a elaboração de um projeto terapêutico singular para cada paciente, sem dúvida, é um grande diferencial dentro da unidade", frisou a diretora executiva da Poli Lago de Tucuruí, Louhanna Silva.


Além disso, a Policlínica oferece para as crianças as seguintes especialidades, que são as atualmente direcionadas para a equipe médica que atende demandas clínicas, como: pediatria, neuropediatria e psiquiatria infantil, que objetivam promover a retaguarda para atendimentos de diferentes perfis de diagnósticos, fora o atendimento do NATEA.




Policlínica Lago de Tucuruí

Endereço: Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica. 

Fonte:

Deixe seu comentário