Portal da Cidade Tucurui

Meditação diária

Meditação Diária - Quarta-feira - 29/06/2022

Amados e amadas, meditemos hoje sobre a expulsão dos demônios que Jesus faz, enviando aos porcos.

Publicado em 29/06/2022 às 09:03

(Foto: Banco de Imagens Google )

Meditação Diária - Quarta-feira - 29/06/2022


“O que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo? Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos” (Mt 8,29.31).

Amados e amadas, meditemos hoje sobre a expulsão dos demônios que Jesus faz, enviando aos porcos, porque eles não suportam o bem que a presença viva de Jesus traz.

O demônio, aquele que separa, tem sempre a intenção de criar divisões nas pessoas e nas comunidades. E, por isso, incomoda-se com a presença unificadora de Deus Pai, de Jesus e do Espírito Santo.

“A divisão é um dos pecados mais graves numa comunidade cristã, porque a torna sinal, não da obra de Deus, mas da obra do diabo. O diabo é, por definição, aquele que divide, arruína as relações, insinua preconceitos e suspeitas; Deus, ao invés, quer que cresçamos na capacidade de nos acolhermos, perdoarmos e amarmos, para nos parecermos cada vez mais com Ele, que é comunhão e amor. Nisto está a santidade da Igreja: reconhecer-se feita à imagem de Deus, repleta da sua misericórdia e da sua graça (Papa Francisco na Audiência Geral de 27/08/14, nas catequeses sobre a Igreja).

Enquanto Deus vem para nos unir e fazer-nos mais fortes e solidários uns com os outros na comunidade, fazendo-nos uma família de irmãos; o demônio vem para atrapalhar e perturbar a vida das pessoas individualmente e comunitariamente. Apenas a presença viva de Jesus já é capaz de irritar o mal e as suas ações separatistas. Mas a força de Deus é muito maior!

É desse modo que os demônios que possuíam dois homens gadarenos vem ao encontro de Jesus. E percebendo que não tinham como vencê-lo, por sua paz e luz, suplicam serem enviados aos porcos. E Jesus os envia. Todavia, os porcos representavam “a única riqueza” para muitos daquela região, por isso também pedem para que Jesus deixasse a região deles.

Agora, pensemos também em tudo o que é demoníaco em nossas vidas e em nossas comunidades, por querer causar divisão e enfraquecimento em nossas relações. Rezemos a cada dia, para nos fortalecer e busquemos viver a unidade e a fraternidade entre nós! Nesta vivência, Deus sempre estará entre nós, sendo o nosso baluarte e o nosso sustento! (cf. Sl 94,22-23).


Graça e Paz!

Pe. Adauto Farias, CM

29/06/2022

Fonte:

Deixe seu comentário