Portal da Cidade Tucurui

Inclusão

“Somos todos iguais na diferença” - Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março e tem o objetivo de conscientizar e de quebrar o estigma social a respeito da síndrome.

Publicado em 21/03/2023 às 15:19
Atualizado em

(Foto: Reprodução banco de imagens do Google)

Dia Mundial da Síndrome de Down

Hoje, 21 de março, é comemorado o Dia Mundial da Síndrome de Down. Reconhecida oficialmente pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), desde 2012, esta data objetiva a conscientização global e celebra a vida das pessoas com a síndrome, a fim de garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que as outras.

A data do dia 21 faz referência à anomalia genética no par 21 de cromossomos, que no caso das pessoas com a síndrome, aparece com três exemplares – conhecida como trissomia. Este período marca para indivíduos, organizações e governos o dever de adotar uma abordagem de tratamento justo e de oportunidades iguais às pessoas com deficiência.


A abordagem baseada nos direitos humanos considera que as pessoas com deficiência têm o direito de serem tratadas com justiça e ter as mesmas oportunidades que todos as outras pessoas, atuando junto com outras pessoas para melhorar suas vidas.

A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência exige que todos tenham a liberdade de fazer suas próprias escolhas.


O Grupo de Autodefensores da Federação Down publicou Cadernos em Linguagem Simples e validados pelo Grupo Nacional de Autodefensores da Federação Down.

  • O primeiro caderno – Volume 1, se chama: Conhecendo o Movimento de Autodefensoria e a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) ou FEDERAÇÃO DOWN.

  • O segundo caderno – Volume 2, se chama: Diretrizes para o Programa de Autodefensoria de Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) ou FEDERAÇÃO DOWN.


Conheça os Cadernos clicando aqui!



"A quantidade de cromossomos é incapaz de definir a essência de uma pessoa".

Fonte:

Deixe seu comentário