Portal da Cidade Tucurui

CRESOL Tucuruí

Linhas de créditos exclusivas incentivam o empreendedorismo feminino

Com mais de 40% de seu quadro de associados composto por mulheres, a Cooperativa Cresol tem entre suas linhas de crédito opções exclusivas para elas.

Publicado em 06/12/2022 às 08:18

Principal Empreendedorismo Feminino.jpeg (Foto: Assessoria de comunicação Cresol)

No dia 19 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A data que foi estabelecida desde 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo destacar o papel da mulher no ambiente empreendedor. Mas apesar de ser um momento para comemorar cada passo e o espaço que as mulheres têm conquistado no mundo dos negócios, é também uma oportunidade de o setor financeiro olhar com mais atenção para elas.

Por atuar com o modelo de cooperativismo financeiro, a Cresol já tem na sua essência essa preocupação em operar linhas de crédito que vão além do convencional e que abrangem vários perfis. A Cooperativa que já soma mais de 760 mil cooperados, só em 2021 viu a presença das mulheres na carteira total crescer mais de 49%, em comparação ao exercício anterior, o que movimentou algo em torno de R$2,7 bilhões.

São vários os setores onde elas empreendem e tem dominado, mas para que os projetos saiam do papel, muitas vezes o que falta é justamente a oportunidade. É aí que entra o papel das instituições financeiras. No caso da Cresol, que possui uma extensa gama de produtos e serviços, há linhas de crédito específicas para elas.

Grazing Food

A cooperada Lauren Pettenon, de Praia Grande, no sul de Santa Catarina, é um dos exemplos de como as linhas de crédito exclusivas podem ajudar a operacionalizar o empreendedorismo feminino. Ela conseguiu impulsionar o seu negócio contando com este tipo de recurso.

Lauren é proprietária de uma “grazing food” (que no sentido literal da palavra significa: “comida de pastoreio”).

“Esse conceito é usado para referir-se a comida visivelmente impactante, que mistura texturas, cores e sabores. É aquela comida de “beliscar” e a ideia é proporcionar uma experiência gastronômica”, explica a empresária.

No “Grazing do Sítio”, que Lauren administra junto com o esposo, são produzidos geleias, biscoitos, broas, cupcakes e patês que compõem caixas e cestas especialmente montadas pela empreendedora. As pequenas refeições podem servir como café da manhã, para um piquenique, para festas e até mesmo como opção de presente.

O empreendimento teve início em maio de 2021 e foi após ter tido acesso a linha de crédito exclusiva para as mulheres, que a empresária viu a possibilidade de expandir ainda mais os negócios, adquirindo uma “Food Bike”.

“Fechamos esta parceria para oferecer nossas refeições junto à Trilha do Rio do Boi. Pensamos em algo diferente e que nos daria suporte para as vendas, então surgiu a ideia da bicicleta. O equipamento é todo adaptado para a venda de comida: tem uma caixa, que serve de bancada, ombrelone (guarda sol), que ajuda a proteger, e uma pia acoplada, para o caso de a gente precisar”, descreve Lauren.

A empreendedora explica que o fator decisivo para optar pela linha de crédito oferecida pela Cooperativa, foram as taxas de juros. Depois de pesquisar bastante acabou identificando que este seria o recurso mais rentável para ela. A linha, exclusiva para mulheres, permite investimentos em diversas áreas, incluindo crédito para negócios. Além disso, com os recursos também é possível financiar viagens, cirurgias, procedimentos de saúde e estética, adquirir móveis, entre outras finalidades.

Sobre a Cresol

Com 27 anos de história, mais de 780 mil cooperados e 705 agências de relacionamento em 18 estados, a Cresol é uma instituição financeira que está se consolidando entre as principais cooperativas financeiras do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.


Fonte:

Deixe seu comentário