Portal da Cidade Tucurui

UNIÃO FAZ A FORÇA

A força do associativismo

União de pessoas ou empresas pode gerar ações de desenvolvimento para o município

Publicado em 17/05/2021 às 08:44

Olá amigos! Que bom termos um novo canal de comunicação com nossa população.

Parabenizo o Portal da Cidade por implementar esta facilidade, com oportunidade de interação entre todos os cidadãos e agradeço o espaço cedido para falarmos com nossa sociedade.

Gostaria de abordar nesta oportunidade, sobre a Importância do Associativismo.

Quando falamos em Associativismo e seus benefícios, costumamos remeter a união de determinado segmento de pessoas ou empresas, para gerar ações com um determinado objetivo. 

Tomemos como exemplo a nossa ACIT - Associação Comercial e Industrial de Tucurui, que é uma instituição associativa estabelecida em nossa cidade há mais de 27 anos, com um nome solidificado pelas ações que tem realizado em cumprimento ao seu objetivo estatutário, que é zelar pelos interesses do setor produtivo do município para alcançar um desenvolvimento econômico sempre ativo.

Mas podemos ser muito mais do que apenas uma Associação com um nome construído. Podemos atingir uma grau de representatividade mais robusto, que possa de fato auxiliar na mudança do cenário de nossas realidades, com benefícios para todos os envolvidos.

O associativismo deve começar a ser enxergado por todos nós empreendedores, como uma ferramenta de fortalecimento através da união de todos, por se tratar de um modelo que incentiva a integração e cooperação entre indivíduos, visando proporcionar crescimento a todos os envolvidos na rede.

Temos muitos exemplos de sucesso advindas da força desta ferramenta de trabalho em união, que é o caso das Cooperativas de Créditos ou Financeiras, como Sicoob e Sicred recentemente instaladas em nossa cidade, em plena expansão por todo o país. E o segredo do sucesso é que todos estão juntos, unidos, buscando através da ajuda mútua uma melhor administração dos seus recursos financeiros.

Devemos entender a oportunidade que este modelo gera, porque permeia por vários cenários da vida do empreendedor. Unidos pelo mesmo objetivo, podemos viabilizar por este instrumento ações como: fortalecer a interação entre empresas e pessoas com um network efetivo; estabelecer uma grade de benefícios aos integrantes, implementar ideias que gerem vantagens e oportunidades de crescimentos como: campanhas, rede de serviços, cooperativas, e relações de parcerias.

Mas para que ela tenha resultado efetivo, é necessário que haja o espírito de união aliado a participação conjunta de todos os envolvidos, ou sendo ainda mais claro, digo que é ter vontade da fazer acontecer. Não adianta criarmos uma entidade associativa e deixarmos apenas que os lideres resolvam ou decidam por nós. A partir do momento que temos um objetivo em comum, todos temos a obrigação do envolvimento e buscarmos juntos o melhor meio de alcançar estas metas.  

Convido aqui todos nós a refletirmos mais atentamente sobre a força que o Associativismo pode nos proporcionar, para juntos buscarmos facilitar nosso crescimento, e, assim, sermos um município mais desenvolvido gerando oportunidades a todos.

Um grande abraço a todos!

Marcelo Silva

Presidente da ACIT


Fonte:

Deixe seu comentário