Portal da Cidade Tucurui

DESENVOLVIMENTO

Coaching e Desenvolvimento Humano: como você pode acelerar metas e objetivos

Método vem sendo procurado por profissionais de diversas áreas que buscam por sucesso profissional e realização pessoal

Publicado em 17/05/2021 às 08:29
Atualizado em

Empresário e Coaching Gualberto Neto: orientações para vida (Foto: Divulgação)

O que é Coaching? É um processo de desenvolvimento de competências e habilidades desenvolvidas entre Coach e Coachee para acelerar metas e objetivos em um curto espaço de tempo, onde é utilizado um mix de diversas ciências como: administração, psicologia, sociologia, filosofia, gestão de pessoas, planejamento estratégico, entre outras.

O objetivo é o desenvolvimento de habilidades e capacidades individuais, quebra de crenças limitantes, aceleração de resultados, conquistas de metas em curto, médio e longo prazo, alinhamento de expectativas pessoais e profissionais, conduz uma pessoa do estado atual ao estado desejado.

A palavra Coach é de origem inglesa, foi utilizada pela primeira vez na Hungria, kocs, para designar carruagem, ou seja, aquela que conduz, no século XIX, 1830 começou a ser utilizada na Universidade de Oxford.

Coach era o tutor, aquele que preparava o estudante para as provas. Em 1831, foi utilizado pela primeira vez no âmbito esportivo. De 1900 até hoje o termo Coach, denomina o técnico desportista. Em 1950 é introduzido na literatura dos negócios, como habilidade de gerenciamento de pessoas.

Hoje o Coaching é altamente difundido na Europa e nos Estados unidos, e no Brasil está em constante crescimento.

O método vem sendo procurado por profissionais de diversas áreas que buscam por sucesso profissional e realização pessoal.

Um Coach trabalha com um Coachee, seja ele uma empresa, um executivo, um líder, uma pessoa ou um grupo, no sentido de gerar novas percepções através de perguntas poderosas, técnicas e ferramentas específicas. Esse profissional fornece suporte e feedback contínuo para o Coachee desenhar um plano de ação eficiente em direção a uma meta específica ou um novo estado desejado.

A relação é de foco, comprometimento e apoio mútuo. É uma parceria em que cada um doa seu melhor em prol de um objetivo comum, a função do Coach é de despertar e estimular o potencial infinito de seu Coachee para que este conquiste, efetivamente, tudo o que deseja de forma acelerada e assertiva, independente do âmbito: pessoal ou profissional.

Este processo é realizado por meio das chamadas sessões de Coaching, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais e têm duração média de uma a duas horas — definido em comum acordo entre os dois, ao final de cada sessão, onde são estipuladas tarefas em que o cliente deve realizar durante o intervalo até o próximo encontro, tudo com o objetivo de gerar ação e deixar o Coachee cada vez mais perto da realização de sua meta.

É importante lembrar que o Coaching é um processo que necessita de total disposição, foco, dedicação e empenho tanto do Coach quanto do Coachee para que os resultados esperados sejam efetivamente satisfatórios.

O Self Coaching é uma modalidade de Coaching orientada para vida pessoal, trabalhando aspectos como relacionamentos, planejamento, motivação, comunicação, família, autodesenvolvimento, alcance de metas, motivação, controle de estresse, entre outros.

Comprometimento

Um dos fatores que mais separa as pessoas de seus objetivos financeiros, pessoais ou profissionais é o comprometimento. Nos processos de Coaching é fundamental para que resultados sejam atingidos. Não existe meio comprometido! Ou você está ou não está comprometido.

Uma pessoa comprometida pode alcançar o que quiser, independentemente do que aconteça ao seu redor. Os fatores externos influenciam, mas não determinam os resultados. Popularmente falando, “tudo na vida tem um preço” se perguntarmos a um grupo de pessoas “quem quer ganhar milhões de reais? ” é provável que a maioria delas demonstre um desejo forte para ganhar muito dinheiro. Entretanto, se dissermos a elas “precisarão trabalhar finais de semana”, a grande maioria delas desistirá porque tem “algo mais importante para resolver” e não abrem mão de seus finais de semana.

É de suma importância termos sempre em mente que, para conquistar certos benefícios e objetivos, teremos que abrir mão – ainda que temporariamente – de coisas, pessoas e momentos, estudos comprovam que 60% das pessoas desistem de oportunidades que surgem em suas vidas, antes mesmo de terem o primeiro contato com elas, 20% desistem assim que percebem que, para conseguir o que querem, terão de sair de suas zonas de conforto;

O processo de Coaching é extremamente efetivo para auxiliar pessoas a saírem de sua zona de conforto, e por esse motivo, produz resultados tão extraordinários, no entanto é necessário que a pessoa queira verdadeiramente participar do processo, tenha disponibilidade e comprometimento para tal.

Todos somos seres em constante mudança, estamos sempre buscando ser melhores no que fazemos. Quanto maior for o nosso autoconhecimento, maior será a nossa capacidade de enxergar e potencializar nossas competências e habilidades, 20% do que somos é resultado da influência que o meio ambiente exerce sobre nós, 30% provem de nossa genética, e 50% provem do estilo de vida que levamos.

Agora que você já conhece um pouco sobre Coaching e como funciona o processo de Coaching, me responda:

Qual o tipo de vida que você tem levado? Que recursos têm buscado para evoluir como ser humano?

Somos o que pensamos, o que acreditamos, o que ousamos fazer a cada dia. Somos a história que contamos de quem nós somos, respire profundamente, feche os olhos e responda:

Que parte de sua história precisa ser recontada, aprimorada, ressignificada, transcendida, melhorada?

Gualberto Neto

É empresário, formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Habilitações como Professional & Self Coach, Life Coach, Leader Coach, Analista Comportamental.

Email: netogualbertotuc@hotmail.com

www.ibccoaching.com.br

(94) 99132.0335


Fonte:

Deixe seu comentário