Portal da Cidade Tucurui

RESSIGNIFICAR

Liberte-se de coisas pesadas e negativas

Você já ouviu ou leu sobre um conceito chamado “ressignificar”?

Publicado em 22/05/2021 às 07:21

Transforme experiências negativas em aprendizados para encontrar nas adversidades forças e motivação para continuar (Foto: Divulgação)

Ressignificar é dar outro significado, ou seja, é dar outro sentido a algum acontecimento, principalmente se tratar-se de algo negativo. 

Ressignificar é perceber que nem tudo de ruim que vivemos é tão ruim assim, já que, mesmo se tratando de uma situação difícil, é possível sair muito mais forte dela, tendo a oportunidade de aprender e modificar aquilo que não estava trazendo tanto resultado assim para a nossa trajetória e evolução. 

Os principais benefícios da Ressignificação!

Ter o poder de transformar experiências negativas em aprendizados; encontrar nas adversidades forças e motivação para continuar; enxergar e levar a vida de uma forma leve; ver nos desafios uma oportunidade de crescimento; não se vitimizar e assumir o papel de protagonista da própria história; reclamar cada vez menos; desenvolver a autoconfiança necessária para seguir em frente.

Dicas práticas para começar o processo de ressignificação em sua vida:

Faça as pazes com o seu passado!

Por mais que achemos que a melhor forma de seguir em frente na vida seja esquecendo por completo tudo de ruim que nos aconteceu, acredito verdadeiramente que o melhor a se fazer é olhar para o passado e encará-lo de frente. 

O que quero dizer é que você deve olhar para suas experiências negativas passadas e buscar fazer as pazes com elas, procurando extrair de cada uma as coisas boas, aprendizados e ensinamentos que lhe trouxeram, como elas lhe deixaram mais forte e te transformaram na pessoa MA-RA-VI-LHO-SA que você é hoje. 

Fazendo isso, você começa a dar o primeiro passo em direção ao seu processo de ressignificação. 

Honre e respeite a sua história!

Este é um dos grandes ensinamentos que faço questão de compartilhar com todas as pessoas com as quais tenho oportunidade de manter contato. Isso porque ele essencial para que nos tornemos pessoas cada vez melhores. 

Honrar e respeitar a sua própria história quer dizer que você deve se orgulhar de tudo o que lhe aconteceu, de como você superou cada desafio e obstáculo, bem como da pessoa que você se tornou e tem se tornado com o passar do tempo. 

Ao fazer este exercício, você passa a confiar mais em si mesmo, entendendo que possui, interna e externamente, todos os recursos necessários para vencer todas as batalhas que a vida lhe traz. 

Evite reclamar!

A reclamação é um hábito verdadeiramente nocivo para a nossa evolução, pois ela nos coloca em uma posição de eterna insatisfação, que só serve para nos deixar paralisados no tempo, sem conseguir conquistar absolutamente nada.

Neste sentido, é fundamental que você entenda que reclamar não vai lhe levar a lugar algum, muito menos ao seu processo de ressignificação. Sendo assim, todas as vezes que pensar em reclamar de algo, pense em pelo menos três motivos para ser grato. 

A partir disso, você consegue modificar o seu Mindset (Modelo Mental) aos poucos e quando perceber, estará ressignificando e se libertando de tudo o que lhe prende ao passado. 

Olhe para frente!

O que você quer conquistar? Quais são suas metas, sonhos e objetivos? Onde quer estar daqui a 12 meses?

Refletir sobre estas questões e definir cada uma delas lhe dará a oportunidade de manter o seu foco voltado para o futuro, para o que você almeja alcançar, no sentido de se sentir plenamente feliz e realizado, ao invés de ficar perdendo tempo com o que não vai lhe tirar do lugar. 

Assim, dedique um tempo de seu dia para definir os objetivos que deseja alcançar, pois, dessa maneira, eles vão te ajudar a focar no que realmente e verdadeiramente importa para a sua felicidade e evolução.

“José Roberto Marques”

A filosofia do Coaching prega a ressignificação, ou seja, vamos acessar nossas memórias com o intuito de aprender de forma saudável com elas.

Nós não temos a capacidade de voltar no tempo e mudar nosso passado, mas podemos mudar a forma como encaramos esse período e a partir de então mudar nosso presente e o futuro.

Pense nisso e reflita!

O que você pode fazer para transformar suas experiências negativas em aprendizado?

Como suas experiências negativas contribuíram de forma positiva para sua vida?

Gualberto Neto

É empresário, formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Habilitações como Professional & Self Coach, Life Coach, Leader Coach, Analista Comportamental.

Email: netogualbertotuc@hotmail.com

www.ibccoaching.com.br

(94) 99132.0335

Fonte:

Deixe seu comentário