Portal da Cidade Tucurui

PARA SE CONHECER

O que é Reprogramação Mental?

Mudança de mentalidade é essencial para virar a chave, mudar atitudes, incorporar novos comportamentos

Publicado em 30/05/2021 às 21:24

Processo de reprogramação mental, com o auxílio de um profissional de Coaching é tão efetivo que chega ao limite de realizar mudanças pessoais, transformações reais e curas espirituais (Foto: Divulgação)

A reprogramação mental é um assunto que, de início, pode assustar aqueles que não o conhecem. Para começo de conversa, é necessário falar da programação mental formada a partir das experiências e crenças, que é o que irá determinar a forma com a qual cada um irá enxergar sua própria existência.

Nesse sentido, alguém que cresceu sendo reprimido e colocado como inferior, por exemplo, possivelmente irá crescer com essa ideia que, se não for modificada e eliminada, poderá impactar em sua autoestima, felicidade, paz interior, relacionamentos, bem como em seus resultados ao longo da vida.

Então, eu te pergunto: será que uma pessoa precisa carregar esse fardo por toda a vida?

A resposta é não! Através da reprogramação mental é possível alterar esse mindset, “modo de pensar” ou seja, aquelas ideias negativas e auto sabotadoras que alimentamos sobre nós mesmos e que nos impedem de conquistar qualidade de vida, plenitude e sucesso.

Esta mudança de mentalidade é essencial para virar a chave, mudar atitudes, incorporar novos comportamentos, para honrar e respeitar a própria história e, enfim, reconhecer o seu próprio valor.

Para isso acontecer é necessário se conhecer, na essência, buscar entender as fontes de tantos autoquestionamentos e auto boicotes.

Isso quer dizer que para poder ressignificar acontecimentos passados que geram insegurança e mal-estar hoje, você precisa se permitir acessar o seu “eu interior”, e identificar pessoas, momentos, emoções e crenças limitantes que tem te impedido de seguir em frente e conquistar seus sonhos, metas e objetivos. Este é, com certeza, o primeiro passo para se libertar de todos os bloqueios criados pela sua própria mente.

O Coaching como ferramenta de Reprogramação Mental

Uma das metodologias mais poderosas para realizar esse tipo de mudança de pensamento e atitude, sem dúvida, é o Coaching. Ao passar pelo processo, a pessoa tem todo o suporte que precisa para compreender como suas ideias sabotam ou beneficiam os seus resultados e para iniciar seu processo de mudança.

Coaching é uma grande oportunidade de mudança e evolução porque ajuda a despertar o seu poder interior e, assim, mudar a imagem negativa que tem de si mesmo. É um aliado da reprogramação mental porque conta com técnicas que auxiliam uma pessoa a sair do ponto A e chegar ao ponto B, ou seja, sair do estado atual (insatisfação) e chegar ao seu estado desejado (autossatisfação).

Sempre se pode ver as coisas por perspectivas distintas e o estado mental que norteia a maneira de interpretar a realidade antecede a forma como os acontecimentos são conhecidos. A forma com que encaramos as coisas que chegaram até nós, moldam o resultado final de todos os acontecimentos que preenchem nossas vidas.

Sim! Podemos programar e reprogramar nossa mente, e é isso que nos possibilita alterar os resultados e a dinâmica de tudo o que acontece à nossa volta. Temos total condição de determinar o que queremos, como queremos e porque queremos algo em nossas vidas, da mesma maneira que podemos determinar o que não queremos.

A forma como lidamos com os acontecimentos, a forma como agimos e reagimos diante das situações e a maneira como enxergamos cada momento, será sempre resultado da programação mental de cada indivíduo.

Seja o que for que esteja acontecendo em nosso dia a dia, quando paramos para pensar e compreendemos que o atraso pela manhã não pode ser mudado, o transito intenso não pode ser eliminado e que o melhor a fazer é pensar naquilo que de positivo aconteceu, viveremos de forma mais leve e com a mente focada no positivo.

Não há nada mais libertador do que a certeza de que somos nós quem controlamos nossas vidas e nossos resultados, e que por meio do processo de Coaching, fazendo uso de ferramentas das quais a metodologia dispõe, podemos reprogramar nossa mente, deixando de lado hábitos nocivos ou inadequados.

O processo de reprogramação mental, com o auxílio de um profissional de Coaching é tão efetivo que chega ao limite de realizar mudanças pessoais, transformações reais e curas espirituais.

Quando reconhecemos nossas frustrações, traumas, vontades reprimidas, decepções, dúvidas e dificuldades, podemos, por meio da reprogramação mental, ressignificar, compreender e perdoar acontecimentos, pessoas e situações do passado, que até então limitavam nossa vida e nossas conquistas.


Gualberto Neto

É empresário, formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Habilitações como Professional & Self Coach, Life Coach, Leader Coach, Analista Comportamental.

Email: netogualbertotuc@hotmail.com

www.ibccoaching.com.br

(94) 99132.0335

Fonte:

Deixe seu comentário