Portal da Cidade Tucurui

SAÚDE DAS CRIANÇAS

Teste de triagem neonatal: Quais são, e qual sua importância?

Testes têm a finalidade de dar o diagnóstico de doenças já no primeiro mês de vida favorecendo o tratamento precoce.

Publicado em 16/08/2021 às 17:32
Atualizado em

Olá, sou a Dra. Maria Helena, trabalho como pediatra na clínica Nutrimedical em Tucuruí. Quero orientar, principalmente aos pais sobre os testes de Triagem Neonatal.

São testes que vieram somar ao Teste do Pezinho e, como tal, tem a finalidade de dar o diagnóstico de doenças já no primeiro mês de vida, para que assim sejam descobertas e tratadas precocemente.

Fazem partes destes testes:

- Teste do olhinho (chamado teste do reflexo vermelho)

Baseiam se no exame do olho do bebê, verificando se existe o reflexo vermelho, a fim de diagnosticar cataratas congênita e retinoblastoma (tumor da retina ).

-Teste da orelhinha

Que avalia o potencial auditivo da criança, ou seja, se a audição do bebê está normal ou não. O ideal é fazer o teste entre o segundo e o terceiro dia de vida, mas pode ser feito até os 3 meses de idade.

-Teste da linguinha

Serve para avaliar a mobilidade e as funções da língua, importantes na sucção e na fala.

-Teste do coraçãozinho

Deve ser feito de preferência 24 - 48hrs após o nascimento e verifica a saturação de oxigênio nas extremidades da mão direita e dos pés. Serve para o diagnóstico de doenças cardíacas congênitas graves.

-Teste do pezinho

É o mais conhecido dos testes de triagem e deve ser realizado a partir do terceiro dia de vida e até, no máximo, aos 30 dias.

Tem a função de pesquisar hemoglobinopatias, anemia falciforme, hipotireoidismo congênito, fenilcetonuria, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

Mas existe ainda o teste do pezinho plus, que pesquisa mais doenças e é realizado em laboratórios particulares.

Todos os testes citados são de grande importância, e atualmente fazem parte dos testes de Triagem Neonatal que todos os bebês devem fazer.

Dra. Maria Helena - Pediatra

Faça-nos uma visita agende seu horário: Avenida Michel Dib Tachy, 02, Q 04 Sala A Parque Buritis - 68459-882 - Tucuruí/PA



Fonte:

Deixe seu comentário