Portal da Cidade Tucurui

MPPA

Ministério Público do Pará denuncia Policiais Penais por tortura

Os policiais penais foram presos no início das investigações, mas atualmente estão com medidas cautelares de afastamento até a sentença condenatória.

Publicado em 15/04/2024 às 08:22
Atualizado em

Ministério Público do Pará Solicita Prisão de Policiais Penais por Tortura em Tucuruí, Segundo Informações do Site Oficial

O Ministério Público do Pará, através da 1ª Promotoria de Justiça de Tucuruí, liderada pela Promotora Titular Aline Janusa Teles Martins, intensificou as ações contra a violação dos direitos humanos na Unidade Prisional Masculina de Tucuruí. Durante uma visita de inspeção à unidade, foram levantadas denúncias de tortura e outros crimes graves cometidos por policiais penais contra detentos.

Após analisar as evidências coletadas, incluindo gravações das câmeras de segurança e testemunhos das vítimas, a Promotoria instaurou um Procedimento Investigatório Criminal sigiloso. As vítimas foram ouvidas detalhadamente no Ministério Público, onde corroboraram as alegações de abusos sofridos.

Em resposta, a 1ª Promotoria de Justiça ofereceu uma denúncia formal contra os policiais envolvidos, acusando-os de tortura, constrangimento ilegal, coação no curso do processo e abuso de autoridade, praticados de forma continuada. A Promotora Aline Martins também solicitou ao judiciário a prisão preventiva dos acusados, além de outras medidas cautelares como o afastamento dos policiais de suas funções públicas, proibição de acesso à unidade prisional, proibição de contato com as vítimas e seus familiares, suspensão da licença para portar armas e restrição de transferência de presos até a conclusão do processo.

Todas as medidas propostas foram integralmente aceitas pelo juízo plantonista, marcando uma vitória significativa na luta contra a impunidade em casos de violência institucional. Uma audiência de instrução e julgamento foi agendada, sinalizando a progressão do caso na justiça.


A Promotora Aline Martins reafirma o compromisso do Ministério Público de Tucuruí em combater e prevenir atos de tortura e outras violações de direitos humanos, assegurando a proteção à dignidade da pessoa humana conforme estabelecido pela Constituição Federal e pelos protocolos internacionais dos quais o Brasil é signatário. O caso continua a receber a atenção necessária dos órgãos responsáveis pelo controle externo da atividade policial, garantindo que tais transgressões sejam tratadas com a seriedade que merecem.

Veja a matéria completa no Site do Ministério Público do Pará



🔍 Siga o @portaldacidadetucurui e fique por dentro das notícias!

Fonte:

Deixe seu comentário