Portal da Cidade Tucurui

REINSERÇÃO SOCIAL

Custodiados da Seap assistem ao primeiro evento teste do Novo Mangueirão

Projeto “Conquistando a Liberdade”, garantiu que 50 custodiados pudessem assistir Remo x Paysandu pela Copa Verde no evento teste do Novo Mangueirão.

Publicado em 27/03/2023 às 11:38

(Foto: David Alves / Agência Pará)

A partida entre Remo e Paysandu, válida pela semifinal da Copa Verde, que foi realizada neste domingo (26), foi assistida por 50 custodiados da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Por meio do projeto “Conquistando a Liberdade”, mais de 100 apenados estiveram, durante seis dias, no trabalho de limpeza e remoção de resíduos sólidos das obras do Estádio. Hoje, eles foram convidados para assistir a partida.

De acordo com o Secretário Adjunto de Gestão Operacional, Ringo Alex Frias, o sucesso da ação da Seap no Novo Mangueirão tem resultados positivos e contribui para o aumento do número de internos em ações sociais futuras.


“Durante toda a semana, o trabalho desenvolvido pelos custodiados contribuiu para a manutenção e organização do Estádio. Hoje nós fechamos com chave de ouro, ao convidarmos eles para assistir o Re-Pa. Isso tem um reflexo imediato dentro do cárcere e traz um resultado muito positivo. Esperamos que a partir dessa experiência mais pessoas privadas de liberdade estejam envolvidas”, disse Ringo Alex.

O projeto “Conquistando a Liberdade” atua na prevenção da violência, auxiliando o custodiado a voltar ao convívio com a sociedade, além de reduzir a pena por meio do trabalho. Para essa ação, todos os apenados vieram da Colônia Penal Agrícola de Santa Isabel (CPASI).

Na avaliação do Dr. Deomar Barroso, Juíz da Vara de Execução Penal de Belém, que também esteve no Novo Mangueirão, a ação da Seap demonstra para a sociedade que é possível ressocializar as pessoas. “O projeto ‘Conquistando a Liberdade’ é fantástico, mostra que vale a pena investir na educação, na saúde dentro do cárcere e na humanização da pena. Parabéns a todos os servidores que fazem parte desse lindo trabalho”, comentou o juíz.


O principal objetivo dessa atividade no Novo Mangueirão foi de promover a reinserção social de pessoas privadas de liberdade e que estão custodiadas no Sistema Penitenciário, através de práticas recuperação e conservação ambiental de canteiros centrais das principais vias de escoamento, criando nesse sentido, a conscientização e reflexão de sociedade acerca das boas práticas do trabalho prisional em favor de espaços públicos. As ações ocorreram nas principais vias de escoamento no entorno do Estádio, bem como no gramado e nas arquibancadas.

Operacional

Para que a limpeza do Mangueirão ocorresse durante a semana, foi necessário mais de 60 servidores e policiais penais para garantir a segurança das pessoas privadas de liberdade que trabalharam no projeto.

“Desde a terça-feira (21/03), foi deslocado em média, 100 internos do regime semiaberto para auxiliar no trabalho do estádio, mas no último dia esse número foi reduzido pela metade. De certa forma, nós também ajudamos, garantimos a segurança dos internos durante o evento e no retorno até a colônia em Santa Izabel”, disse Julio César Neris, Comandante do Grupo de Ações Penais.

Participaram da ação a Diretoria de Administração Penitenciária, da Diretoria de Reinserção Social, Assessoria de Segurança Institucional, a Central Integrada de Monitoramento Eletrônico, as polícias especiais da Seap, o Comando de Operações Penitenciárias (COPE) e Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), garantindo a atuação e a segurança dos custodiados da CPASI.

Emoção - Há 10 anos sem ir ao estádio, o custodiado Fredericio Barbosa, de 29 anos, agradeceu o "privilégio". “Agradeço primeiramente a Deus, e a toda Seap, especialmente a reinserção. Hoje eu vejo meu desempenho, faço o meu melhor e fico feliz em saber que eu ajudei a deixar o Mangueirão mais bonito com o meu trabalho”, conta.

Foi através do projeto “Conquistando a Liberdade” que o interno Joel Janaú entrou pela primeira vez em um estádio de futebol. “Tenho 46 anos e nunca tinha vindo ao estádio. Agora estou tendo essa oportunidade através da Seap, que me levou para trabalhar. Hoje meu coração está vibrando muito, ainda mais pelo convite do Governador, para que nós pudéssemos assistir ao jogo”, conclui o custodiado. 

Fonte:

Deixe seu comentário