Portal da Cidade Tucurui

HRT/UNACON

Junho Vermelho – Conscientização na Importância da Doação de Sangue

Realizada anualmente a Campanha Junho Vermelho visa reforçar a importância da doação de sangue como um ato de solidariedade que salva-vidas.

Publicado em 10/06/2022 às 15:06
Atualizado em

(Foto: HRT/UNACON)

Junho Vermelho – Conscientização na Importância da Doação de Sangue


Realizada anualmente a Campanha Junho Vermelho visa reforçar a importância da doação de sangue como um ato de solidariedade que salva-vidas.

O Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí – HRT/Unacon, abraça essa causa ao perceber que quando os estoques de sangue ficam em níveis críticos, o atendimento aos pacientes que precisam realizar cirurgias ou transfusões de sangue, seja por acidente ou tratamento de alguma doença, fica comprometido. Por isso, é de extrema importância que cada vez mais pessoas façam doações de sangue regularmente.



Quem pode doar sangue:

Para fazer uma doação de sangue, é preciso seguir alguns requisitos. São eles:

• Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional, carteira de habilitação);

• Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos. Os doadores com menos de 16 anos devem estar acompanhados pelo adulto responsável;

• Pesar no mínimo 50kg;

• Estar em boas condições de saúde;

• Estar alimentado, porém, sem ter feito refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação.

Não estão aptas a doar sangue as pessoas que possuem um risco maior para doenças transmissíveis pelo sangue, como usuários de drogas injetáveis e inalatórias, que têm prática de sexo não seguro ou se relacionam sexualmente com pacientes vivendo com Aids, hepatite ou outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Se atenderem a todos os requisitos, homens podem doar a cada dois meses, com limite máximo de até quatro vezes no ano. Mulheres só devem doar sangue a cada três meses, com no máximo três doações em um ano.


Onde doar:

HEMOPA Tucuruí

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 13h

Endereço: Av. Raimundo Veridiano Cardoso – Bela Vista, Tucuruí – PA.

Telefone: (94) 98415-9006 | (94) 3787-4444

Fonte:

Deixe seu comentário