Portal da Cidade Tucurui

Culinária Paraense

"Deve ser muito ruim não ser paraense"

Uma das coisas que mais se destacam no Pará é nossa culinária, extremamente marcante. E você? Qual a sua comida paraense favorita?

Publicado em 18/08/2023 às 09:00
Atualizado em

Com fortes influências indígenas, e com ingredientes tipicamente amazônicos, a Culinária Paraense é diferenciada e extremamente rica em sabores.

A abundância de insumos que a maior floresta tropical do mundo proporciona para a região norte permite a construção de pratos que ficam na memória de quem os experimenta.

Além disso, muitos preparos específicos que são de herança indígena fazem toda a diferença no resultado final das receitas.

É por isso que podemos dizer que a Culinária Paraense carrega em suas raízes a autenticidade do nosso país!


Assim como o tradicional vatapá nordestino, é feito com caldo de camarão ou frango engrossado com farinha de trigo. Pode levar um pouco de dendê ou tucupi, mas não leva peixe nem amendoim.


Apesar de nada fotogênica, a maniçoba é deliciosa e lembra uma feijoada, só que sem feijão. O ingrediente principal é a folha da maniva (mandioca) triturada, que precisa ser fervida por uma semana para que retire seu veneno.

Depois ela então leva carne suína e outros ingredientes salgados e defumados, da mesma forma que a feijoada.


O tacacá está presente em diversos Estados da região amazônica e tem origem indígena. A receita leva tucupi, a goma da tapioca, camarão seco e jambu.

Serve-se bem quente, normalente em uma cuia e um palitinho serve para “pescar” os camarões e o jambu.


É um dos pratos mais famosos do Pará e, claro, leva tucupi e jambu. Normalmente vem acompanhado de arroz branco e farinha d’água.


Não dá pra falar em açaí sem logo já associá-lo ao Pará, afinal esse é o Estado mais famoso a produzir o fruto. O modo de consumo "original" é da “forma salgada”, normalmente acompanhado de peixe (ou charque, carne, camarão, calabresa, mortadela ou qualquer outro acompanhamento) e farinha. Mas há também aqueles que preferem consumi-lo com frutas, granola, leite em pó e/ou leite condensado.


A culinária paraense é uma jornada de descoberta e encantamento, um convite para explorar os sabores únicos da Amazônia. Cada prato conta uma história de tradição, identidade e conexão com a terra. Ao saborear os pratos paraenses, mergulhamos em um mundo onde a natureza, a cultura e a gastronomia se unem, oferecendo uma experiência sensorial incomparável que reflete a riqueza e a diversidade da região norte do Brasil.




🔍 Siga o @portaldacidadetucurui e fique por dentro das notícias!

Fonte:

Deixe seu comentário