Portal da Cidade Tucurui

Cultura e Religião

Quarta-feira de Cinzas: Início da Jornada Quaresmal e imposição de cinzas

Com o término do Carnaval, inicia-se o período da Quaresma, um período de penitência, marcado por jejuns, caridade, leitura da Bíblia e muita oração.

Publicado em 14/02/2024 às 10:17

A Quarta-Feira de Cinzas, uma data marcante no calendário religioso católico, assinala o início da Quaresma, um período de 40 dias dedicado à penitência e reflexão. Durante as celebrações deste dia, os fiéis participam de missas que incluem a cerimônia da imposição de cinzas, demonstrando sua devoção e compromisso espiritual.

Esta data tem uma importância singular para os católicos, pois marca o encerramento das festividades carnavalescas e o começo de um período de recolhimento e introspecção. O Carnaval, conhecido como uma celebração festiva e indulgente, é substituído pela Quaresma, caracterizada por práticas como jejum, caridade e oração, em um contraste notável com o hedonismo carnavalesco.

A imposição de cinzas é uma tradição venerada durante a Quarta-Feira de Cinzas, simbolizando o arrependimento, a transitoriedade e a fragilidade da vida humana. Este gesto, realizado durante as missas deste dia, representa o compromisso dos fiéis em manter-se no caminho da fé e recorda-lhes sua mortalidade, conforme a tradição cristã ensina que do pó viemos e ao pó retornaremos. Além disso, na tradição oriental, as cinzas são símbolo de arrependimento.

Embora não se tenha certeza sobre a origem exata desta prática, acredita-se que remonta aos primórdios da Igreja cristã, possivelmente consolidando-se durante a Idade Média. As cinzas utilizadas durante as cerimônias da Quarta-Feira de Cinzas são provenientes dos ramos abençoados durante a celebração do Domingo de Ramos do ano anterior, e são preparadas com água benta e incenso.

É importante ressaltar que somente os padres têm autoridade para realizar a imposição de cinzas durante as missas da Quarta-Feira de Cinzas, e os fiéis que participam destas celebrações devem observar o jejum como parte de sua devoção religiosa.




🔍 Siga o @portaldacidadetucurui e fique por dentro das notícias!

Fonte:

Deixe seu comentário