Portal da Cidade Tucurui

Março Lilás

Março Lilás: Mês de prevenção ao câncer do colo de útero:

Dra. Larissa Nogueira, explica as principais causas, a importância da prevenção e como tratar o câncer de colo de útero.

Publicado em 16/03/2022 às 18:50
Atualizado em

Dra. Larissa Nogueira - Ginecologia e Obstetrícia RQE7041 (Foto: Portal da Cidade Tucuruí)

Dia 8 de Março, marca o Dia Internacional da Mulher. E no Brasil, o mês foi escolhido para lembrar as mulheres da importância da prevenção do câncer de colo de útero.

O movimento que é conhecido como “Março Lilás”, trata-se de uma série de ações de saúde, que dão ênfase ao diagnóstico precoce deste tipo de câncer. No Brasil, o câncer de colo de útero é o 3º câncer de maior incidência entre as mulheres, ficando atrás somente do câncer de mama e do câncer colorretal. Um número alarmante.

Observa-se também que o maior número de casos, está entre as classes sociais mais baixas, ou seja, mulheres que não têm acesso à ginecologistas com frequência, algumas que nunca se quer fizeram um exame preventivo.

Apesar da velocidade das informações nos dias de hoje, ainda existe muita falta de conhecimento sobre o assunto, até mesmo entre mulheres mais jovens, que têm acesso à internet.

O principal agente causador do câncer do colo de útero, é o vírus do Papiloma Vírus Humano, o HPV. Existem mais de 200 tipos de vírus HPV, e ao contrário do que muita gente pensa, o HPV não é transmitido apenas através da relação sexual. Pessoas que ainda não têm uma vida sexual ativa, também correm o risco de adquirir o vírus.

Exatamente por isso, o SUS oferece a vacinação para meninas entre 9 a 14 anos de idade, e meninos entre 11 a 14 anos de idade. Uma forma de prevenir, que futuramente, essas crianças possam vir a ter o HPV.

Em entrevista para o Portal da Cidade de Tucuruí, a ginecologista e obstetra, Dra. Larissa Nogueira, explica que os tipos de vírus HPV mais graves, ou seja, os que desenvolvem o câncer do colo do útero, são os vírus sexualmente transmissíveis.

Ela destaca ainda que mulheres portadoras de doenças crônicas e imunodeficiências, como Lúpus e outras doenças, precisam redobrar o cuidado: “mulheres HIV positivo, por exemplo, precisam realizar o exame preventivo a cada seis meses, e se ela notar algum corrimento, tem que ficar atenta, caso o medico encontre alguma lesão de baixo grau, já é necessário uma intervenção, ou seja, os cuidados são muito maiores nessas pacientes”, ressalta Dra. Larissa.

Quais são sintomas do câncer do colo de útero?

Segundo Dra. Larissa, o câncer do colo de útero é silencioso, e devido o sistema reprodutor da mulher ser todo interno, fica bem mais difícil notar algum alteração logo no início.

Geralmente, quando a paciente chega a notar algum desconforto durante a relação sexual ou algum corrimento diferente e com mau cheiro, a lesão já está bem avançada.

Por isso é importante que a mulher faça o preventivo todos os anos, pois se houver alguma alteração no exame, a paciente é encaminhada para realizar uma colposcopia, que trata-se de um exame que avalia o trato genital inferior feminino, realizado através de um aparelho conhecido como “Colposcópio”, onde através de lentes de aumento, é possível verificar a saúde do local analisado.

Caso o médico encontre uma lesão pequena, pode-se realizar uma cauterização imediatamente, ou se encontrar uma lesão maior, consegue encaminhar para o tratamento mais eficaz de acordo com o grau da lesão. Durante este exame também, pode-se coletar material para uma biopsia.

Como deve ser realizado o exame preventivo?

O exame preventivo, muito conhecido como Papanicolau, é um teste realizado para detectar possíveis alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical.

Mas, de acordo com a Dra. Larissa Nogueira, alguns cuidados devem ser tomados antes de realizar o exame, pois alguns fatores, podem atrapalhar a analise do material coletado, alterando o resultado do exame: “o preventivo deve ser bem colhido, por exemplo, uma paciente que teve relação sexual no dia anterior, pode apresentar alguma alteração. Uma mulher que parou de menstruar ontem, também não é recomendado, pois pode existir células de hemoglobina no local. E essas células funcionam como uma ‘capa’ que podem interferir na visualização”, explica a dra.

O ideal é esperar pelo menos dois dias após ter tido relação sexual, mesmo como preservativo, e dois dias após a menstruação. Duchas íntimas, medicamentos vaginais e absorventes internos, também podem alterar o resultado.

O exame conhecido também como coleta de PCCU, pode ser realizado em vários postos de saúde da rede pública, de forma gratuita, em laboratórios particulares ou consultórios ginecológicos.

Meu preventivo deu alterado, o que fazer agora?

Ao detectar qualquer alteração no preventivo, a paciente será encaminhada para a colposcopia, e lá será verificada qual é o grau da lesão que a mesma possui.

Em 80% dos casos, infelizmente, o diagnóstico acaba sendo tardio, ou seja, quando a lesão já se tornou câncer. O câncer de colo de útero, se não tratado, pode vir a se espalhar para os demais órgãos reprodutores femininos, além do reto e bexiga.

Porém, na maioria dos casos, mesmo com o diagnóstico tardio, existem muitas chances de sucesso, onde a paciente consegue ficar curada da doença.

As lesões maiores que 4 cm, em geral, vão direto para a radioterapia e quimioterapia. Em alguns casos em que a lesão ainda esteja pequena, a cirurgia consegue resolver o problema, sem precisar passar pelas sessões de radio e quimio.

Mulheres curadas do câncer do colo de útero podem ser mães no futuro?

Sim! Elas podem!

Em alguns casos, quando a paciente é encaminhada para a Radioterapia e Quimioterapia, pode-se realizada uma coleta de óvulos, onde os mesmos serão armazenados, e posteriormente implantados no útero da paciente.

Mas em casos de lesões menores, onde a mulher não precisa passar pelo processo de quimioterapia, ela poderá engravidar normalmente.

Porém, em outros casos, quando a mulher já tem filhos, ou uma idade avançada, alguns médicos indicam a histerectomia.

O câncer de colo de útero não é uma sentença de morte, existe cura! Porém, quanto antes a mulher detectar, maiores as chances de sucesso. Por isso, é extremamente importante que as mulheres procurem realizar o exame preventivo, e em caso de alguma alteração, seguir todas as recomendações do médico.

Durante o Março Lilás, a Prefeitura de Tucuruí, estará realizando diversas ações de saúde e ofertando palestras, exames e consultas médicas. Basta procurar um posto de saúde, para agendar a coleta do PCCU.

A prevenção e a informação, são as maiores armas que as mulheres possuem!


Siga Dra. Larissa nas redes sociais, e fique sempre muito bem informada:

Instagram | Youtube | Salute 


Fonte:

Deixe seu comentário