Portal da Cidade Tucurui

Saúde Pública

Governo do Pará reafirma seu compromisso com a saúde da população

Em Tucuruí, foram investidos no atendimento ambulatorial na Poli Lago de Tucuruí e nas obras do novo Hospital Regional de Tucuruí.

Publicado em 08/04/2024 às 16:30
Atualizado em

No Dia Mundial da Saúde, celebrado neste domingo, 7, o Governo do Pará reafirmou seu compromisso com a saúde da população, ampliando cada vez mais a oferta de serviços de média e alta complexidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A data comemorativa foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 1948, para dar apoio à conscientização, ação e pesquisa sobre as prioridades globais da saúde, promovendo a boa saúde e bem-estar para todos.

Sendo assim, considerando que a recuperação da saúde é tão importante quanto à prevenção de doenças e a promoção da saúde, o Estado tem cumprido o seu papel no âmbito do SUS com a implantação de novas unidades ambulatoriais e hospitalares em todas as regiões do Pará.


UPA de Xinguara - Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará

“Além de implantar novas unidades, temos apoiado muito as gestões municipais na reconstrução e aquisição de equipamentos para hospitais municipais e unidades básicas de saúde, que são fundamentais para os primeiros atendimentos aos usuários do SUS”, afirmou a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz.

Entre os municípios beneficiados estão: Altamira, Medicilândia, Moju, Colares, Eldorado dos Carajás, Redenção, Baião, Muaná, Santana do Araguaia, Trairão, Floresta do Araguaia, Rio Maria, São Caetano de Odivelas, Porto de Moz, Uruará, Ipixuna do Pará, Ourém, São Geraldo do Araguaia, Água Azul do Norte, Breu Branco, Goianésia, São Miguel do Guamá e Salva Terra etc. “Com a sua rede hospitalar fortalecida, os municípios conseguem atender melhor os casos de baixa e média complexidade, encaminhando para os Regionais somente os casos mais graves”, observou a secretária de Saúde, Ivete Vaz.

Hospitais Regionais - Nos últimos cinco anos, o Governo do Estado entregou os seguintes hospitais: Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém; Regional dos Caetés, em Capanema; Regional de Castanhal; Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa, em Abaetetuba; Regional do Tapajós, em Itaituba; Regional PA 279, em Ourilândia do Norte; e Hospital de Castelo de Sonhos, em Altamira, oferecendo serviços de média e alta complexidade cada vez mais perto da população. “Muitos usuários do SUS já não precisam se deslocar para a capital e outras regiões e nem ficar longe da família, para fazerem tratamentos mais complexos ou terem acesso a sessões de hemodiálise e quimioterapia, por exemplo”, disse a titular da Sespa.

Sâmia Sousa, de 43 anos, é paciente renal crônica e se diz satisfeita com o atendimento que tem recebido no Hospital Regional do Tapajós (HRT). Segundo ela, o serviço é de excelência, desde a recepção ao setor de hemodiálise, a equipe demonstra um cuidado excepcional. “Para mim, o HRT é de extrema importância para a região. Conheço muitas pessoas que precisaram se mudar para outra cidade para receber tratamento de hemodiálise, mas graças a Deus, após o funcionamento da unidade, retornaram a Itaituba para continuar seu tratamento. Eu comecei meu tratamento há cerca de dois anos e me sinto privilegiada por poder fazê-lo em minha própria cidade. Agradeço ao governador por ter cuidado de nós”, relatou a usuária.

Além das obras de construção, tem investimento do Governo do Pará na implantação de novos serviços em unidades já existentes, assim como na aquisição de novos equipamentos com tecnologias de última geração para diagnóstico e tratamento, para que possam oferecer sempre o que há de mais avançado aos pacientes, com técnicas menos invasivas que reduzem o tempo de internação.


Governador entrega Mamografia e Viaturas na Cidade de Redenção - Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará

A técnica de enfermagem Analícia Amorim, que é uma das usuárias beneficiadas com a implantação da Ala de Oncologia, recém inaugurada o Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá, que já fazia tratamento de câncer, agora tem a oportunidade de fazer esse tratamento em Marabá.

Ana Amorim contou que vinha fazendo acompanhamento há cinco anos, e foi nesse período que ela descobriu realmente a origem do problema. Então, pelo Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TDF), ela foi duas vezes para tratamento em Tucuruí, mas se considera agraciada em poder fazer o tratamento em Marabá. “É um presente para a gente e que esse novo serviço possa abrir as portas para muitas pessoas, principalmente pelo fato de a gente saber que sair de Marabá para tratamento pelo TFD não é legal. A gente sabe disso, o bom é estar em casa, o bom é estar próximo. É uma conquista, com certeza é coisa de Deus”, comemorou.

Atendimento ambulatorial - Nessa área, o Governo do Estado segue trabalhando para melhorar o acesso às consultas e exames especializados, colocando em andamento o Projeto de Implantação de Policlínicas. Além da Metropolitana, em Belém, estão em pleno funcionamento a Poli Lago de Tucuruí e Poli Caetés, em Capanema. Em breve, estarão em funcionamento as novas Policlínicas em Marabá, Altamira, Santarém e Breves.

Juntamente com as Policlínicas está ocorrendo a descentralização dos atendimentos às pessoas com transtorno do espectro autista com a implantação dos Núcleos de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea). Atualmente, o Pará já tem três em funcionamento nas cidades de Belém, Capanema e Tucuruí, além do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), na capital paraense.

Outras obras importantes que estão em andamento são o novo Pronto-Socorro de Belém e o Hospital da Mulher, além da construção do Hospital Regional do Leste e do Hospital Regional de Tucuruí entre outras obras importantes em diversos municípios.

Vigilância em Saúde – A Sespa vem exercendo, muito bem, sua missão na área de Vigilância em Saúde, garantindo aos 144 municípios paraenses apoio, assessoria técnica e capacitação para o desenvolvimento de ações de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, controle de vetores e vacinação contra doenças imunopreveníveis, assim como em todos os programas inseridos na Atenção Primária.

Acesso ao SUS – A Sespa aproveita a data comemorativa também para lembrar aos usuários que a principal porta de entrada do SUS é a Unidade Básica de Saúde (UBS) que fica localizada mais perto da casa de cada indivíduo. Pois é a partir da Rede Básica de Saúde que o usuário é direcionado às demais Redes de Atenção à Saúde, ou seja, Unidades Especializadas e Hospitais.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), prontos socorros e outros serviços de urgência e emergência também são porta de entrada para o primeiro atendimento, porém, especificamente para os casos de acidentes ou urgências clínicas que representam gravidade ou risco de morte.

Vale ressaltar que as Maternidades correspondem aos serviços de emergência obstétrica, por isso devem manter as portas abertas às mulheres em trabalho de parto ou com intercorrências na gestação.

Conforme a legislação do SUS, a Rede Básica de Saúde é responsabilidade de cada Prefeitura Municipal e é nesse nível de Atenção à Saúde que o SUS disponibiliza serviços para a promoção da saúde e prevenção de doenças.




🔍 Siga o @portaldacidadetucurui e fique por dentro das notícias!

Fonte:

Deixe seu comentário