Portal da Cidade Tucurui

Gestantes

Medidas Preventivas Contra a Dengue para Gestantes

Alerta para Gestantes: Como Prevenir a Dengue Durante a Gravidez, Segundo Especialistas do Hospital Geral de Tailândia.

Publicado em 06/03/2024 às 16:43
Atualizado em

Reprodução (Foto: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/saude-lanca-manual-sobre-a-prevencao-e-tratamento-da-dengue-na-gestacao-e-puerperio/gestante-1.png)

Gestantes e o Aumento de Risco da Dengue: Orientações Essenciais do Hospital Geral de Tailândia

Em meio ao inverno amazônico, marcado por chuvas constantes e intensas na região Norte, a preocupação com doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, especialmente a dengue, se intensifica. Para mulheres grávidas, este período exige atenção redobrada devido aos riscos elevados que a doença pode representar tanto para a mãe quanto para o bebê.

Durante a gravidez, o sistema imunológico da mulher sofre alterações, tornando-a mais suscetível a infecções, o que pode levar a complicações graves caso seja infectada pela dengue. A médica obstetra do Hospital Geral de Tailândia (HGT), Fernanda Batista, enfatiza a gravidade da situação: "A dengue já é uma doença grave por si só, mas durante a gravidez, o risco de complicações se intensifica significativamente."

Nos primeiros meses de gestação, a dengue pode aumentar o risco de abortamento, enquanto nos estágios finais, pode levar a complicações como hipertensão gestacional e descolamento prematuro da placenta. A doutora Batista alerta para a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico, especialmente nas primeiras 48 horas após o aparecimento dos sintomas, quando a febre alta pode levar rapidamente à desidratação.

Para prevenir a infecção, a especialista aconselha medidas como a instalação de telas em janelas e portas, uso de roupas que cobrem a maior parte do corpo e aplicação regular de repelentes adequados para gestantes. Além disso, enfatiza a importância do acompanhamento pré-natal para garantir a saúde da gestação.

Os sintomas da dengue em grávidas são similares aos da população em geral, incluindo febre alta, manchas na pele, dores musculares e articulares, dor de cabeça intensa, irritação nos olhos, diarreia e pequenas feridas na boca. A presença desses sinais deve ser motivo de alerta para buscar atendimento médico imediato.

A doutora Fernanda Batista conclui reforçando o papel crucial de cada indivíduo na prevenção do Aedes aegypti, eliminando potenciais criadouros e mantendo vigilância contínua. "Percebeu que tem algo de errado, procure uma unidade de saúde", aconselha, destacando a importância da prevenção e do cuidado precoce para proteger a saúde das gestantes e de seus futuros bebês.


Fonte:

Deixe seu comentário