Portal da Cidade Tucurui

Saúde

O que causa sinusite? Entenda como tratar essa doença

Peso facial, congestão nasal e secreção são os sintomas mais comuns de sinusite. A doença afeta 1 em cada 8 pessoas em todo o mundo.

Publicado em 18/11/2023 às 11:20
Atualizado em

Se você costuma sentir um desconforto e peso facial, congestão nasal e secreção, é provável que você esteja apresentando sintomas de sinusite. A doença afeta 1 em cada 8 pessoas em todo o mundo e é a 5ª causa mais frequente do consumo de antibióticos.

A boa notícia é que dá para prevenir as crises, reduzir o número de crises e suas intensidades e ainda evitar que ela se torne crônica. Para entender mais sobre a sinusite e como tratá-la, continue sua leitura e confira!

Afinal, o que causa a sinusite?

A sinusite acontece devido a um quadro inflamatório dos seios paranasais, que são os espaços ocos dos ossos que rodeiam os olhos, a maçã do rosto e a testa. Normalmente essa inflamação é ocasionada por agentes que podem ser bactérias, fungos ou vírus.

A rinite alérgica, gripes e resfriados também pode ocasionar a doença, já que o inchaço impede que o muco seja drenado normalmente para o nariz, e qualquer situação que impeça a comunicação natural entre os seios da face e o nariz pode causar sinusite.

Quando devo procurar ajuda médica?

Os sintomas da sinusite costumam ter prazo de validade, e passa no período de 3 a 5 dias, sem que você precise de ajuda médica para se recuperar.

Entretanto, nos casos em que os sintomas persistam por mais de 5 dias, é recomendável procurar um médico. O otorrinolaringologista é o médico que você deve consultar para tratar a doença.

Como aliviar os sintomas da sinusite?

Os sintomas da sinusite costumam passar após 3 ou 5 dias, entretanto, o tratamento com uso de medicamentos para amenizar o desconforto pode ser uma opção. É importante salientar que remédios só devem ser ministrados por um médico especialista. O médico saberá informar a melhor indicação terapêutica medicamentosa adequada para o seu caso.

Medicamentos como sprays nasais, descongestionantes orais, corticoide e antibióticos podem ser receitados pelo médico. O uso de antibiótico só é indicado para o tratamento de inflamação causada por infecção bacteriana.

Qual a diferença entre rinite e sinusite?

Os sintomas dessas duas doenças podem causar certa confusão. Saiba que na rinite, o processo inflamatório alérgico ou infeccioso, acontece nas cavidades nasais. Já na sinusite, a inflamação ocorre nas cavidades paranasais.

Apesar das diferenças entre às duas, uma crise de rinite pode desencadear uma sinusite.

Mantenha o cuidado em dia para prevenir crises

Nem sempre é possível evitar a sinusite, assim como nem sempre conseguimos afastar uma gripe ou resfriado. Por isso, mantendo as mucosas nasais hidratadas e cuide bem da saúde no dia a dia. Mantenha uma dieta saudável, beba bastante água e lembre-se de lavar as mãos com frequência.




🔍 Siga o @portaldacidadetucurui e fique por dentro das notícias!

Fonte:

Deixe seu comentário