Portal da Cidade Tucurui

Saúde

O uso excessivo de energético faz mal ao coração. Saiba mais

Uma pesquisa realizada pelo Journal of American Heart Association revelou que as bebidas podem causar distúrbios cardíacos fatais.

Publicado em 10/02/2024 às 10:30
Atualizado em

Melhora na concentração e no estado alerta de atenção, disposição, combate à fadiga, resistência e aumento da performance atlética. Esses são alguns dos benefícios prometidos com o uso de bebidas energéticas, compostas por cafeína e taurina.

No Carnaval, onde a maioria dos foliões quer manter a energia alta para aproveitar o máximo dos bloquinhos de rua, o energético é a opção mais fácil, acessível e com um efeito imediato, principalmente se estiver acompanhada de bebidas alcoólicas. Porém, segundo um estudo feito pelo periódico Journal of American Heart Association, o consumo excessivo dos energéticos faz mal para a saúde do coração, podendo causar até a morte súbita.

“Como a concentração de cafeína e taurina são altas nesse tipo de bebida não é difícil de alcançar uma superdosagem destas substâncias, levando efeitos tóxicos aos mais variados problemas cardiovasculares, como arritmia cardíaca, taquicardia e aumento da hipertensão arterial”, explicou o cardiologista do Hospital Jayme da Fonte, Edmar Freire.

Ainda segundo o especialista, a maioria dos pacientes não vão apresentar sintomas ou apresentarão sintomas leves (Rafael Vieira/DP)

A combinação com bebidas alcoólicas também representa outros perigos para a saúde: o energético ajuda a mascarar os efeitos do álcool, levando a uma ingestão ainda maior da bebida, e o álcool potencializa os efeitos colaterais da cafeína – taquicardia, cefaleia, tonturas, azia, tremores, desidratação, distúrbios hidroeletrolíticos (suor, excesso de urina, vômito e diarreia), além da queda de potássio do sangue.

Os sintomas cardiovasculares, que podem se assemelhar a ataque de ansiedade ou pânico, são: palpitações, desmaios, tontura, falta de ar, fraqueza, confusão mental, pressão baixa, mal-estar, cansaço, sensação de aperto no peito e dificuldade de respirar. A ingestão da bebida energética e alcoólica não é recomendada para pacientes cardíacos já diagnosticados, já que os efeitos podem ser imediatos, podendo causar infarto do miocárdio, arritmias malignas e até um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Ainda segundo o especialista, a maioria dos pacientes não vão apresentar sintomas ou apresentarão sintomas leves, sem deixar sequelas, mas uma minoria pode ter complicações sérias. “Não temos como prever um caso mais sério.

A recomendação é ingerir os energéticos com moderação, sem associar com o álcool, se hidratar, usar isotônicos, além de um repouso adequado após cada dia de folia, reconhecendo os limites do próprio corpo. Caso apresente algum dos sintomas durante as festas, o ideal é procurar uma emergência hospitalar”, aconselha Edmar Freire.




🔍 Siga o @portaldacidadetucurui e fique por dentro das notícias!

Fonte:

Deixe seu comentário