Portal da Cidade Tucurui

Saúde Pública

Policlínica Lago de Tucuruí alerta para riscos de dietas sem orientação médica

Mudança na alimentação e prática de exercícios físicos são as recomendações para quem quer cuidar da saúde sem recorrer a dietas radicais.

Publicado em 04/01/2024 às 08:33

Ano novo, vida nova. O início de janeiro traz muitas expectativas, promessas e metas para mudanças de hábitos em 2024. Um dos principais objetivos de muita gente é perder peso e adquirir hábitos mais saudáveis nos próximos 12 meses. Mas é preciso ter cuidado para não adotar dietas radicais e outros métodos que acabam prejudicando a saúde.

A nutricionista da Policlínica Lago de Tucuruí, Alynny Rayla de Sousa Costa, especialista em Nutrição Clínica e Nutrição Esportiva, alerta para quem quer um ano realmente novo e mais saudável. É importante ter o acompanhamento de um profissional e ir mudando os hábitos e a alimentação gradativamente.

Uma dieta equilibrada somada a hábitos mais saudáveis é o que vai garantir a perda de peso com qualidade. “Comece pelo básico, organizando sua rotina e suas refeições. Hidrate-se, pratique atividades físicas, volte para sua rotina alimentar sem neura e não faça um plano alimentar ou dieta radical para tentar chegar ao corpo ‘saudável’ sem a instrução de um nutricionista. Unir uma dieta equilibrada com a prática de exercícios físicos é uma das formas mais comuns de eliminar peso de maneira saudável”, explicou Alynny Costa.

A profissional ainda ressaltou que a utilização de remédios emagrecedores sem prescrição médica não é recomendada, e a mudança brusca na alimentação pode causar muitos danos à saúde. Por isso, o ideal é fazer tudo de forma equilibrada e gradativa.

“Medicamentos para emagrecer, em geral, são inibidores de apetite, e o indivíduo acaba emagrecendo por conta de uma restrição exagerada de alimentos. Porém, esse emagrecimento não é recomendado, pois você pode emagrecer, mas pode ganhar o dobro depois se não tiver cuidado com alimentação. Quando se inicia uma dieta radical ou restritiva, que você não tem costume, pode sofrer consequências, como forte sensação de cansaço, fraqueza, enjoos, mal-estar e desmaios, podendo causar até mesmo queda de cabelo. Diante de quadros como esse, a pessoa pode abandonar a dieta, voltar aos antigos hábitos alimentares e, possivelmente, desencadear vários problemas psicológicos”, afirmou.

Jejum intermitente – A nutricionista falou ainda sobre um dos métodos de emagrecimento mais famosos do momento: o jejum intermitente. A prática, que consiste em passar horas sem ingerir nenhum tipo de alimento, traz a perda rápida de peso, mas pode desencadear muitos efeitos colaterais. O cuidado e o acompanhamento profissional, frisou a especialista, são indispensáveis para qualquer dieta e outros procedimentos de emagrecimento.

“O jejum intermitente é uma estratégia que pode ser utilizada em todas as idades e provoca a perda de peso, diminui os níveis de açúcar no sangue e contribui para um envelhecimento saudável. No entanto, está longe de ser a cura para qualquer um desses problemas, e ainda pode oferecer malefícios, como distúrbios alimentares, fadiga, náusea, tonturas e perda de massa muscular. Uma alimentação equilibrada é a receita para um corpo satisfeito e uma mente serena”, reiterou.

A Policlínica Lago de Tucuruí possui um Serviço de Nutrição que atende pacientes com avaliação clínica e nutricional, além de consultas com profissionais para a montagem de um plano alimentar que contemple as necessidades e as condições do usuário, sem grandes restrições alimentares, para uma vida mais saudável.

A unidade é referência de saúde para moradores dos sete municípios da Região de Integração Lago de Tucuruí, no sudeste paraense: Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí.




🔍 Siga o @portaldacidadetucurui e fique por dentro das notícias!

Fonte:

Deixe seu comentário