Portal da Cidade Tucurui

Sessão Especial

Campanha da Fraternidade 2024 é destaque em Sessão Especial da Alepa

Este ano de 2024, a campanha está intitulada como: "Fraternidade e Amizade Social: Vós Sois Todos Irmãos e Irmãs".

Publicado em 26/03/2024 às 16:00
Atualizado em

(Foto: Celso Lobo (AID/Alepa))

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), por iniciativa do deputado Ronie Silva (MDB), realizou na manhã de segunda-feira (25) uma Sessão Especial em honra à Campanha da Fraternidade. Este ano, a campanha, intitulada "Fraternidade e Amizade Social: Vós Sois Todos Irmãos e Irmãs", foi originada por Dom Eugênio de Araújo Sales em Nísia Floresta, na Arquidiocese de Natal (RN), como um reflexo da caridade e solidariedade em defesa da dignidade humana.

A Campanha da Fraternidade é um símbolo de comunhão, conversão e partilha. Visa a construção de uma fraternidade genuína, a conversão inspirada no Evangelho e a partilha que representa a manifestação do Reino de Deus, enfatizando a fé, o amor e a esperança em Cristo Jesus.

Seus objetivos principais incluem despertar o espírito comunitário e cristão, particularmente entre os cristãos, promover a vida em fraternidade com base na justiça e amor e renovar a consciência da responsabilidade de todos na evangelização e promoção humana para uma sociedade justa e solidária.

Deputado Ronie Silva | Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)
O deputado Ronie Silva destacou a relevância da campanha, afirmando que "o tema deste ano chama a atenção para a necessidade de construir uma sociedade mais igualitária e pacífica". Ele elogiou a atualização do tema e agradeceu aos colegas parlamentares, especialmente ao presidente da Casa, deputado Chicão, pela aprovação da solenidade.
Dom Paulo Andreolli, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, ressaltou a importância do tema da campanha, alinhado com as questões sociais atuais. Ele agradeceu à Alepa por reconhecer o compromisso da Igreja Católica com a transformação social.

A irmã Rejiane da Mata Dias enfatizou que o tema de 2024 da Campanha da Fraternidade aborda questões sociais cruciais, como migração e preconceito, que são realidades vivenciadas em Belém. Ela defendeu o apoio às campanhas contra o racismo e a condenação de experiências autoritárias e ditatoriais, além do apoio às instituições públicas na denúncia de crimes de ódio e intolerância.

Viviane Cartágenes, psicopedagoga e professora da Faculdade Católica de Belém, considerou a iniciativa como um suporte para a sociedade, especialmente em relação à saúde mental, que deve ser uma preocupação amplamente discutida. Ela enfatizou a importância da participação ativa das famílias na vida dos adolescentes como parte da Campanha da Fraternidade.

Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)
A Campanha da Fraternidade 2024, inspirada na Encíclica "Fratelli Tutti" do Papa Francisco, tem como tema "Fraternidade e Amizade Social" e lema "Vós Sois Todos Irmãos e Irmãs" (Mt. 23, 8). O tema e lema foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em novembro de 2022.
Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília e secretário-geral da CNBB, afirmou que o tema e lema da Campanha da Fraternidade 2024 refletem a preocupação do episcopado brasileiro em promover a fraternidade como um antídoto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que têm marcado a sociedade brasileira e global.

A Campanha, dentro da tradição penitencial da Igreja, propõe durante a Quaresma do próximo ano um convite à conversão para a amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs. O cartaz da Campanha da Fraternidade 2024 foi criado pelos jovens de Brasília, Samuel Sales e Wanderley Santana, e retrata a comunidade como uma casa, um espaço de acolhimento e partilha.



🔍 Siga o @portaldacidadetucurui e fique por dentro das notícias!

Fonte:

Deixe seu comentário