Portal da Cidade Tucurui

Eleições 2024

Mudança de Rota: Prefeito Daniel Santos Surpreende ao Escolher PSB

Daniel Santos e Sua Inesperada Filiação ao PSB Agitam o Tabuleiro Político do Estado do Pará. Relata Coluna Coisas da Política de João Salame

Publicado em 08/04/2024 às 16:00
Atualizado em

Carlos Siqueira e Daniel Santos (Foto: Coisas da Politica: João Salame)

Prefeito Daniel Santos Surpreende e Filia-se ao PSB, Agitando o Cenário Político em Ananindeua e no Estado do Pará, Relata Coluna Coisas da Política de João Salame

A cena política de Ananindeua foi sacudida com a notícia de que o Prefeito Daniel Santos assinou sua ficha de filiação ao PSB, uma manobra que surpreendeu muitos, inclusive o Governador Helder Barbalho. A decisão de Santos, até então esperada para ser direcionada a um partido de direita ou de menor expressão, marca uma reviravolta estratégica ao aliar-se ao partido do Vice-Presidente Geraldo Alckmin.

Conforme apurado pela coluna Coisas da Política de João Salame, o movimento de Daniel Santos provocou um abalo nos círculos políticos próximos ao governador, culminando na demissão de aliados do prefeito pelo governo do estado. Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, saudou pessoalmente a filiação de Santos, evidenciando a importância deste passo para o partido.

A agenda de Daniel Santos em Brasília inclui reuniões com figuras chave do cenário nacional, incluindo o Vice-Presidente Geraldo Alckmin e o Ministro do Empreendedorismo Márcio França, sinalizando a importância de sua candidatura dentro do PSB.

A relação tensa entre o Governador Helder Barbalho e o Prefeito Daniel Santos, segundo a Coluna Coisas da Política, estende-se por questões de sucessão estadual e disputas por indicações políticas. A recusa de Santos em aceitar as condições propostas por Barbalho para a vaga no Tribunal de Contas dos Municípios, e a busca por uma solução conciliatória para a indicação de um vice em sua chapa, não encontraram terreno fértil nas negociações.

A resposta do governo estadual à decisão de Santos de filiar-se ao PSB não tardou, com demissões de aliados e medidas consideradas retaliações, como o descredenciamento do Hospital Santa Maria de Ananindeua, do qual Daniel Santos é sócio.

Em uma tentativa de diálogo direto e respeitoso, Daniel Santos procurou Jader Filho, Ministro das Cidades e presidente estadual do MDB, para comunicar sua saída do partido. Enquanto isso, o Diário Oficial do Estado registrava a demissão de mais aliados de Santos, simbolizando o rompimento definitivo com o governo estadual.

Esta filiação de Daniel Santos ao PSB e as subsequentes repercussões políticas demonstram a complexidade das alianças e disputas no cenário político de Ananindeua e do estado do Pará, sinalizando uma campanha eleitoral que promete ser intensa e repleta de surpresas.

Coluna Coisas da Politica: João Salame


Fonte:

Deixe seu comentário