Portal da Cidade Tucurui

Política e Fé

Páscoa na Assembleia Legislativa do Pará: Celebração e Renovação Espiritual

Pedro Paz, um dos coordenadores da Catequese da Alepa agradeceu a todos os presentes e ao presidente da Casa, deputado Chicão (MDB), pelo espaço.

Publicado em 13/04/2024 às 10:30
Atualizado em

(Foto: Ozéas Santos (AID/Alepa))

Os servidores da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) reuniram-se na manhã de quinta-feira (11) para uma missa em celebração à Páscoa. A cerimônia, que relembra a ressurreição de Jesus Cristo, foi conduzida pelo padre Fábio Giovanni Carvalho da Paróquia Santuário São Judas Tadeu, situada no bairro da Condor. A liturgia começou com o cântico: “...Maria, cheia de graça e consolo, venha caminhar com teu povo, nossa Mãe e sempre será...”.

Durante a celebração, o padre Fábio Giovanni leu passagens do livro de Atos dos Apóstolos, enfocando a resposta de Pedro e dos apóstolos ao Sinédrio: “É preciso obedecer a Deus antes que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós o matastes, pregado na cruz. Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos pecados”.


Créditos: Ozéas Santos (AID/ALEPA)

Pedro Paz, um dos coordenadores da Catequese da Alepa, destacou o simbolismo da Páscoa como um período de renovação espiritual. “O renascimento representa uma oportunidade para uma vida nova, repleta de amor e perdão, tanto em nossas relações interpessoais quanto em nossas atitudes diárias. Devemos superar as tribulações através do amor e da ressurreição de Jesus por nós”, declarou. Ele também expressou sua gratidão aos presentes e ao presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), por possibilitar essa celebração especial.

Origens e Significado da Páscoa

A Páscoa é uma festividade central no calendário religioso cristão, marcada pela memória da crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. Esta celebração cristã tem suas raízes na festa judaica de pesach, que ocorria na mesma época da suposta crucificação e ressurreição de Jesus.

Um aspecto distintivo da Páscoa é sua data variável, sendo determinada conforme critérios estabelecidos pela Igreja Católica no Concílio de Nicéia, no século IV d.C.

Enquanto a Páscoa cristã comemora a ressurreição de Cristo, a festa judaica de pesach celebra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito, conforme narrado nos primeiros cinco livros da Bíblia, os "Pentateucos". A palavra hebraica pesach significa “passagem”, referindo-se à passagem do anjo da morte no Egito, descrita como a décima praga na narrativa bíblica. A celebração foi adaptada pelos cristãos para refletir a crucificação e ressurreição de Jesus.




🔍 Siga o @portaldacidadetucurui e fique por dentro das notícias!

Fonte:

Deixe seu comentário