Portal da Cidade Tucurui

Respeito

Pastor Gilberto Marques é lembrado em sessão solene na Alepa

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão (MDB), propôs um minuto de silêncio em homenagem ao falecimento do pastor Gilberto Marques.

Publicado em 28/03/2024 às 09:30
Atualizado em

(Foto: Ozéas Santos (AID/Alepa))

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão (MDB), propôs um minuto de silêncio em homenagem ao falecimento do pastor Gilberto Marques de Sousa durante a sessão desta terça-feira (26). O gesto foi aprovado por todos os parlamentares presentes. Aos 81 anos, o pastor da Assembleia de Deus em Belém faleceu na última sexta-feira (22) devido a complicações de uma pneumonia em um hospital da capital.

Gilberto Marques era reconhecido como um dos principais líderes religiosos do Brasil e tinha grande popularidade entre os fiéis da sua congregação. Ele era o presidente da Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Pará e pai do deputado federal Olival Marques (MDB/Pará).

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), decretou luto oficial no Estado em memória do trabalho realizado pelo pastor. Gilberto dedicou décadas à evangelização na igreja que originou a Assembleia de Deus no Pará, fundada no início do século XX por dois líderes religiosos europeus.

Antes da homenagem no plenário, o deputado Josué Paiva (Republicanos) expressou suas condolências aos familiares, amigos e a todos os membros da Assembleia de Deus. Ele também destacou o legado deixado por Gilberto Marques no campo da evangelização.


Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)

“Gilberto Marques começou sua trajetória como pastor em 1º de janeiro de 1979, quando foi ordenado ao ministério pastoral e atuou como pastor auxiliar da Assembleia de Deus de Icoaraci, em Belém, por nove meses naquele ano”, relatou o deputado. Posteriormente, ele presidiu a Convenção em Igarapé-Açu, liderou as igrejas em Capanema e Ananindeua e foi vice-presidente nacional da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).

O pastor falecido foi um pioneiro em iniciativas sociais e atuou por meio da Associação Amazônica Evangélica – AAME em todo o Estado do Pará. Ele também foi o idealizador da construção do Hospital Galileu. “Ele foi indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz”, destacou o deputado Josué, que mencionou ainda vários outros projetos que Gilberto estava desenvolvendo ou planejando implementar.




🔍 Siga o @portaldacidadetucurui e fique por dentro das notícias!

Fonte:

Deixe seu comentário