Portal da Cidade Tucurui

TURISMO REGIONAL

Região do Lago ganhará Instância de Governança Turística

Aposta é regionalizar os projetos e ações para incentivar e promover o turismo sustentável na Região do Lago de Tucuruí

Publicado em 05/05/2021 às 23:14
Atualizado em

Imenso lago artificial de 2.875 km2, formado pelo barramento do rio Tocantins criou um novo ecossistema na região. O lago é composto de 1.700 ilhas e dono de uma beleza a ser explorada (Foto: Divulgação)

O turismo nos sete municípios da Região do Lago de Tucuruí em breve poderá contar com o planejamento da Instância de Governança Regional e para que o projeto saia do papel, um grupo de técnicos, autoridades, empresários, estudantes de turismo, membros da sociedade civil organizada e lideranças comunitárias estão realizando reuniões pontuais com representantes dos governos dos sete municípios da região, entidades e iniciativa privada. O foco é estruturar as Políticas Públicas do Programa de Regionalização do Turismo, conforme orienta a Lei nº 11.711 /2018 cujo objetivo é fortalecer a regionalização do turismo e estimular o desenvolvimento das atividades nos municípios da região.

A intenção é ajudar a promover o turismo sustentável na Região do Lago de Tucuruí que possui inúmeros atrativos naturais como o lago, rios e igarapés além da fantástica obra de engenharia que é a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, gerenciada pela Eletronorte. Tudo isso faz com que a região seja uma excelente opção para quem queira desfrutar de paisagens exuberantes e um povo acolhedor e receptivo.

A interlocutora regional da Instância de Governança Regional Turística do Lago de Tucuruí, Micheli Van Der Laan, explica que os encontros servem para mostrar o projeto e seus benefícios bem como buscar estabelecer os apoios e as parcerias necessárias para que o turismo na região possa, enfim, ser desenvolvido.

Para colaborar com a gestão de projetos na área turística, foi criada a Associação Regional de Turismo do Lago de Tucuruí - Lagotur que vai contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável na região do Lago de Tucuruí. “A intenção da criação de uma Associação é promover o fomento sustentável do turismo e um roteiro integrado, por meio de ações públicas e privadas que respeitem as diversidades locais e as vocações regionais da região do Lago de Tucuruí”, explica Micheli Van Der Laan.

Turismo regional

A aposta é regionalizar os projetos e ações para incentivar o turismo, logo que possível. A Instância de Governança Regional é a melhor alternativa apontada pelo grupo. Na prática, um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas se unem para organizar e desenvolver a atividade turística de forma sustentável. “Por meio da integração contínua dos municípios, o turismo pode ser consolidado como atividade regional”, explica a interlocutora regional.

Essas Instâncias podem assumir estrutura e caráter jurídico diferenciados, sob a forma de fóruns, conselhos, associações, comitês ou outro tipo de colegiado. Contudo, o objetivo é o mesmo, ampliar a participação da sociedade nos processos decisórios e na gestão da atividade turística.

A Região Turística do Lago de Tucuruí foi definida na Portaria nº 164/2019 GEPS/SETUR que dispõe sobre a regionalização do turismo no Estado do Pará.

O documento estabeleceu os municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Nova Ipixuna, Itupiranga e Novo Repartimento, pertencentes à Região Turística. A Usina Hidrelétrica de Tucuruí, gerenciada pela Eletronorte, por exemplo, antes da pandemia, recebia cerca de 5 mil visitas anuais e é um dos cartões postais da região que agrega sete municípios.

A lógica é que os municípios se articulem, em conjunto, para desenvolver o turismo de forma regionalizada e de forma integrada. “Dessa forma, a Associação surge como ente fomentador desse modelo que é mais vantajoso para a região, pois o turista é estimulado a permanecer mais tempo na região, gerando mais recursos para os municípios envolvidos”, destaca Michele.

Esse processo está sendo desenvolvido desde 2019 com ações de sensibilização que encerram este ano. Por conta da pandemia do coronavírus, os encontros e reuniões presenciais estão acontecendo com público limitado e também de forma remota.

Denis Aragão - Portal da Cidade Tucuruí

Fonte:

Deixe seu comentário