Portal da Cidade Tucurui

Turismo

Torneio de Pesca da Amazônia (TOPAM) retorna após cerca de 16 anos

O Torneio de Pesca da Amazônia, evento realizado no lago de Tucuruí, já reuniu esportista internacionais e, após cerca de 16 anos, está com data marcada.

Publicado em 07/02/2023 às 08:00
Atualizado em

(Foto: Banco de Imagens do Google)

Torneio de Pesca da Amazônia retorna após cerca de 16 anos


O Torneio de Pesca da Amazônia (TOPAM), está retornando após um acordo feito em reunião entre a diretoria do evento, o Prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, a Deputada Federal, Andreia Siqueira e o Secretário de Turismo, Márcio Guedes.


(Foto: Assessoria de Comuniação da Prefeitura de Tucuruí)

Por muitos anos conhecido como o maior Torneio de Pesca Esportiva da Amazônia, o TOPAM é um evento que tem como objetivo a pesca do Tucunaré, um peixe regional de grande força e muito competitivo, o que estimula os competidores locais, regionais, nacionais e, até mesmo, internacionais.

Tucuruí está localizada no sudeste do Pará, a uma distância de 480 km da capital do estado, Belém, e em um lugar privilegiado quando se trata de pesca esportiva, por causa do lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHT), que em razão do seu volume, são necessários 35 dias para que toda a água do reservatório (um total de 45,8 bilhões de m³) seja renovada. O TOPAM, foi e ainda é, muito conhecido, mas infelizmente desde 2007 não é realizada uma edição oficial do evento.

O evento era comumente realizado no mês de agosto e já chegou a reunir diversos esportistas de várias regiões do mundo, sendo referência entre os eventos dessa categoria.

De acordo com a Prefeitura, "a retomada faz parte de uma série de ações com a finalidade de potencializar o Turismo como uma das matrizes econômicas de Tucuruí".

Algo que de fato causa grande efeito na economia, pois o turismo é um grande transformador de economias e sociedades, promove inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda.

O turismo é importante para a economia local porque pode gerar empregos, aumentar a renda da população e promover o desenvolvimento local. Ele pode atrair novos investimentos e estimular a construção de infraestruturas, o que pode melhorar a qualidade de vida das pessoas. Além disso, o turismo também pode ajudar a preservar e valorizar a cultura e o patrimônio local, tornando-o mais atrativo para visitantes e aumentando a sua visibilidade internacional. Em resumo, o turismo é de extrema importância para o crescimento econômico de muitas comunidades locais.

Nesse retorno do evento em 2023, o TOPAM está previsto para ser realizado no período de 24 a 28 de Maio.

Fonte:

Deixe seu comentário